Notícias

A situação do joelho de Jaylon Smith ainda é incerta, mas médico diz que chance de recuperação é boa

Jaylon tem noção de que ele provavelmente não jogará a sua temporada de calouro na NFL. Mas nem a ex-estrela de Notre Dame ou o médico que fez a sua cirurgia no joelho estão descartando qualquer coisa. Smith inclusive já está fazendo alguns exercícios.

“Quando você está na cama por seis semanas, sem ser capaz de se mexer, andar, você é essa força dominante, mas você ainda tem que contar com pessoas para fazer coisas para você”, disse Smith.

“Isso te faz apreciar as pequenas coisas, e voltar aos gramados, isso seria ótimo. Não são muitos que sabem exatamente o que estou fazendo agora. Mas eu estou detonando.”

Pouco menos de quatro meses desde que passou por uma cirurgia para reconstruir seu ligamento cruzado anterior e toda a estrutura da parte lateral de seu joelho, Smith está trabalhando com progressões, o que envolveu como ir para a cobertura e passar por um dummy enquanto vestia dispositivo no tornozelo para auxiliá-lo.

Tradução: “Passei o dia em Fort Wayne, Indiana, com Jaylon Smith, que já passou 3 meses e meio da cirurgia e está fazendo isso”

Um exame antes do Draft mostrou que Smith ainda não é capaz de levantar seu pé esquerdo ou movimentá-lo para o lado por conta do problema com o nervo peroneal. Mas seu foot-drop não é uma surpresa nesse estágio, disse o médico Dr. Dan Cooper, que está “otimista que seu joelho ficará estável e ele vai se fortalecer novamente. Eu também acho que há uma boa chance de seu nervo se recuperar”.

Isso se dá porque o dano lateral esticou o nervo de Smith “o suficiente para deixá-lo adormecido, mas não o suficiente para ter sido rompido ou causado muito dano” como em lesões mais graves, disse Cooper. Há normalmente um mês de espera até que o nervo se regenere e, uma vez que isso começa, a taxa de crescimento é de cerca de uma polegada por mês.

“Ele teve tempo para seu nervo regenerar duas polegadas, e a área onde seu nervo foi lesionado é cerca de seis polegadas acima do músculo que ele passa”, disse Cooper, que também é médico do Dallas Cowboys. “Eu não espero que ele tenha muita inervação no músculo por dois ou três meses mais. E uma vez que comece — eu já vi garotos que ficaram completamente paralizados como ele na parte lateral e não serem capazes de colocar seu pé no chão.”

Não há garantias de que o nervo de Smith se recupere completamente. É um caso de sorte. E não há maneiras de agilizar o processo de recuperação. Então, o Dallas Cowboys ter selecionado o jogador foi em certo ponto uma aposta, visto que no lado médico será apenas possível ter uma ideia melhor de sua recuperação em alguns meses.

Mas há um bom sinal para Smith. Ele já disse que o formigamento em sua perna e seu pé continuam a avançar, o que pode indicar que os axônios estão crescendo.

“Eu sinto uma sensação diferente a cada dia”, disse Smith, “Mas é algo que requer paciência, então você não tenta se animar muito.”

Ao ser perguntado se espera jogar em 2016, Smith disse: “Eu quero jogar. Absolutamente, eu quero jogar. Eu sou competitivo. (Mas) se eu não estiver 100%, eu não vou jogar.”

Cooper concordou que Smith provavelmente terá um ano como “redshirt” em 2016, comentando que uma vez que a lesão no nervo é descoberta, geralmente se leva nove a 15 meses para se recuperar completamente. Ele ainda disse que conhece casos de jogadores do colegial ou do futebol americano universitário que jogaram com uma proteçao no tornozelo. “É ainda possível que Jaylon continue bom o suficiente para jogar na NFL mesmo que a função do nervo não volte”, completou.

“No pior dos casos, há cirurgias, há transferências de tendões que você pode fazer para corrigir a situação”, disse Cooper. “O melhor cenário que ele recupere toda sua força. E então entre isso seria que ele vai recuperar muito do que tinha ou apenas uma parte do que tinha.”

Fonte
USA Today

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo