A volta da temporada regular da NFL não foi somente uma estreia para os calouros que acabaram de entrar na liga. Um veterano muito conhecido pela torcida do Dallas Cowboys e por toda liga também fez sua estreia, mas de uma maneira peculiar.
Tony Romo estreou como comentarista da CBS Sports na partida entre Oakland Raiders e Tennessee Titans. O que muitos tratavam como desconfiança, já que Romo nunca teve experiência na função e desbancou logo de cara Phil Simms, pouco a pouco foi se tornando admiração.
O que Tony Romo fez foi, no mínimo, surpreendente. Dá só uma olhada:
.@tonyromo can predict the future? pic.twitter.com/vD7i0Aaeuo
— NFL (@NFL) 12 de setembro de 2017
Tradução: “@tonyromo pode prever o futuro?”
Você pode até não entender inglês tão bem assim, mas o vídeo já consegue te mostrar claramente o que Tony Romo fez durante a transmissão do jogo: ele previu as jogadas antes dela acontecer.
Pra quem é novo no esporte e está achando que isso foi algo paranormal ou apenas um chute muito bem dado, saiba que há muita inteligência por trás disso. Como o próprio Romo disse durante a transmissão quando foi perguntado pelo narrador como ele estava acertando as jogadas, “eu joguei na NFL por mais de 10 anos”. E é essa bagagem que dá a ele essa capacidade de decifrar as jogadas.
Pela experiência na liga e pelo seu football IQ, Tony Romo consegue ler o posicionamento da defesa e do ataque e, assim, prever qual a jogada mais provável na situação. E não pense que isso vem de agora: durante o momento que ele estava lesionado em 2016, Romo foi flagrado pelas câmeras contando o número de jogadores no box e logo após dizendo “damn it!” (droga! em tradução livre), sabendo que a jogada não ia dar certo.
E, bem, olha o resultado da jogada.
No entanto, foi só essa semana que a NFL descobriu a incrível inteligência que Tony Romo tem para o futebol americano. Em mais de uma década de presenças constantes na liga, essa pode ser a primeira vez que o ex-número nove seja realmente valorizado pela sua capacidade.
Falar do quanto Romo se sacrificou pelo time em sua carreira seria chover no molhado. Já fizemos ótimos textos sobre isso e você pode ler alguns deles clicando aqui e aqui. Agora, chegou a hora de mostrar o quanto ele realmente foi acima da média quando se tratou de inteligência e entendimento do futebol americano.
Muitos poderão vir aqui e criticar Tony Romo por X e Y, falar que se ele fosse tão inteligente assim não teria cometido tal turnover em tal partida. Sim, é claro, humanos cometem erros. É completamente natural que isso aconteça, seja com Romo, com qualquer quarterback desempregado ou com qualquer um que já esteja no Hall da Fama do futebol americano. Assim como é completamente natural que eles acertem — obviamente, alguns mais do que outros.
Tony Romo em sua primeira semana como comentarista na NFL já deu uma bela amostra de que ele tem conhecimento o suficiente para ser até um coordenador ofensivo, por que não. Apesar de termos que esperar até novembro para vê-lo comentar um jogo do Dallas Cowboys (contra o Kansas City Chiefs, para ser mais exato), tê-lo na cabine de transmissão nos domingos é uma motivação a mais para torcedores do Time da América e para todos os outros que gostam do esporte da bola oval assistirem outros jogos, mesmo que não sejam tão interessantes assim.
E eu achei que você nunca mais me surpreenderia positivamente novamente, Romo.