Sean Lee deve ser o melhor jogador de futebol americano da história do esporte.
Quando você pensa sobre isso, existe verdadeiramente qualquer outra explicação para o quão insatisfatória a defesa do Dallas Cowboys tem sido sem ele no campo. Esta temporada foi mais uma que o All-Pro perde jogos por lesão, desta vez uma lesão no músculo posterior da coxa que até agora o afastou por um total de cinco jogos.
Nessa extensão, os Cowboys permitiram 32,4 pontos por jogo para seus adversários, resultando em três derrotas consecutivas, com duas delas supostamente jogando em casa. Com Lee na dobra, esse número cai vertiginosamente para apenas 18 pontos por jogo.
E isso é absolutamente incrível.
Os oponentes dos Cowboys agora marcaram 35, 35, 27, 37 e 28 pontos, respectivamente, contra uma equipe que possui um dos melhores pass rusher da liga, DeMarcus Lawrence, juntamente com um forte jogador colocando pressão no quarterback com David Irving. Sem Lee no campo, no entanto, toda a unidade simplesmente aparece fora do alcance.
Este é um aceno para a proeza de Lee e um um choque e uma reprimenda para a equipe de treinadores que não consegue fazer ajustes em sua ausência. Muito parecido com o ataque dos Cowboys na ausência de Ezekiel Elliott – a unidade agora está marcando recordes negativos na história da franquia – deve-se dizer que nenhuma equipe da NFL deveria ser essa bipolaridade que é os Cowboys, simplesmente removendo um jogador de cada lado da bola, não importa quão talentoso é esse jogador.
A perda para os Chargers pode acabar sendo o golpe de morte para qualquer esperança que os Cowboys tinham de ficar com uma vaga no wild card da NFC e Lee já está como dúvida para voltar contra o Washington Redskins em 30 de novembro – uma equipe com média de 25,5 pontos por jogo.
Isso significa que eles podem facilmente passar dos 30 pontos contra os Cowboys sem Lee, já que a equipe está 0-4 nesta temporada, quando Lee não está no campo. As esperanças de playoffs estão deitada em uma sepultura agora e uma perda para o rival seria essencialmente fechar o caixão.
Enquanto Anthony Hitchens está jogando bem e é admirável que ele esteja tomando o campo, apesar de uma lesão na virilha, suas jogadas, combinada com a melhora de Jaylon Smith dá esperança – mas claramente não é suficiente levá-los a vitória.
Tudo o que podem fazer agora é torcer para que Lee jogue na próxima semana ou é hora de rolar os créditos de 2017.