Notícias

OPINIÃO | Como o jogo de domingo pode definir o Super Bowl para o Dallas Cowboys

Com 11 vitórias consecutivas e já garantido nos playoffs, o Dallas Cowboys é um dos favoritos para chegar longe na pós-temporada. Por mais que a derrota para o New York Giants tenha abalado um pouco essa confiança, o Time da América segue com a melhor campanha de toda a NFL.

Mas e se eu te dissesse que o jogo de domingo pode decidir completamente se o time terá sucesso ou não nos playoffs?

Esqueçam as análises táticas do Tampa Bay Buccaneers e do Dallas Cowboys, isso você pode ouvir em nosso podcast. O fator que levamos em consideração aqui foi só um: a história.

Por muito tempo houve uma maldição rodeando Tampa Bay: nenhum time que perdeu para o Buccaneers jamais conseguiu vencer o Super Bowl. Foram 132 equipes diferentes que perderam para o Bucs na temporada regular e não tiveram sucesso na pós-temporada, até que o New Orleans Saints de 2009 conseguiu quebrar a maldição e conquistar o Troféu Lombardi.

O problema é que só New Orlenas conseguiu essa façanha.

Desde a fundação do Buccaneers, lá em 1976, até hoje, todos os times que não conseguem vencer Tampa Bay costumam fracassar, seja na temporada regular ou na pós-temporada.

O Dallas Cowboys não está fora disso. Em quatro oportunidades, o Cowboys foi derrotado para o Tampa Bay Buccaneers. Em três delas, o time chegou sequer aos playoffs (2000, 2001 e 2015), e a única vez que chegou para a pós-temporada (2003), o time não passou da primeira fase.

Por mais que a maldição pareça algo assustador, ela tem uma lógica. Desde a sua fundação até o começo da era do salary cap, o Tampa Bay Buccaneers foi um time que, por conta do mercado consumidor menor da cidade onde o time está, nunca teve grandes esquadrões fortes e capazes de bater de frente com grandes equipes da época. Por conta disso, os times que eram derrotados pelo Buccaneers costumavam ser as mais fracas, também sem condições de brigar por algo a mais na temporada.

Mesmo com a era do salary cap, que igualou o poderio financeiro de todas as equipes, o Bucs continuou oscilando bastante, mas conseguiu elevar seu nível de forma geral. Na temporada que o New Orleans Saints foi campeão, o time já estava classificado aos playoffs e com a bye garantida, o que explica o pé no freio e a derrota para o Bucs daquele ano, que ficou em último na divisão.

Se a maldição ainda vale ou não, veremos agora. Mas que mais de 98% dos adversários que perderam para o Buccaneers na história não chegaram ao Super Bowl assustam, ah se assustam…

 

Retrospecto dos times que perderam para o Tampa Bay Buccaneers na temporada regular

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo