Nem a chuva, nem a neve, nem o baço lesionado, nem as torções no tornozelo mantém o tight end dos Cowboys de completar a responsabilidade que lhe foi atribuída. Jason Witten sempre achar uma maneira para ir para dentro de campo. No domingo, ele vai estabelecer um novo recorde de longevidade e empatar um outro.
“Ele vai ter muita produtividade no curso da sua carreira, recepções, jardas, todas essas coisas que o farão ser classificado entre os grandes tight ends da história da liga,” falou o técnico dos Cowboys, Jason Garrett. “Mas para mim, é no dia-a-dia, semana sim, semana não, é a abordagem que ele traz. O padrão dele, que ele estabelece para ele mesmo, é um nível tão alto que eu nunca vi em outro jogador e a cada dia e todo dia ele faz todo o possível para alcançar aquele padrão em tudo que ele faz Ele é um grande exemplo para o restante dos nossos jogadores. É fácil apontar para o 82 e dizer, ‘Faça isso como ele faz.’ Sua paixão pelo jogo é algo que nunca vi nada parecido. Absolutamente, ele ama o que faz. Ele que ser ótimo nisso. Ele quer que nosso time seja ótimo. Não é só esse sentimento, mas é o que ele faz para apoiar isso. E a durabilidade para pode jogar semana após semana na NFL ao longo de 14 anos é realmente especial. Ele demonstrou isso tão bem em um nível que nunca vi ninguém fazer igual.”
Witten vai começar a sua ducentésima quarta partida como titular, quebrando o recorde do time que ele divide com Ed Jones. E também irá marcar a centésima quinquagésima quarta partida consecutiva de Witten como titular, empatando com Lee Roy Jordan na sequência mais longa da história do time. A última partida que Witten não começou como titular foi no dia 10 de dezembro de 2006, quando os Cowboys abriu uma formação de quatro recebedores contra os Saints com Terrell Owens, Terry Glenn, Patrick Crayton e Sam Hurd.
“Eu tenho muito respeito por esse jogo, especialmente por essa franquia nos últimos 14 anos, e eu sei quantos ótimos jogadores que já passaram por esse vestiário e por essa organização,” disse Witten na quinta. “Sinto-me humilde por isso. Eu realmente respeito isso e me sinto apreciado pelo Sr. [Jerry] Jones e pela família por ter essa oportunidade. Já disse isso há muito tempo, mas eu realmente acredito que esse jogo é sobre consistência e jogar em alto nível, e é isso que tenho tentado fazer, por isso tenho esse reconhecimento quando tenha a oportunidade de passar alguém como o Ed. Tantos desses caras que jogaram no começo da história dessa organização são alguns dos melhores que já jogaram futebol americano em todos os tempos. Ponto. Então eu estou honrado de ser mencionado com eles.”
Witten jogou em todos jogos que os Cowboys tiveram durante a sua carreira, exceto um. Ele ficou de fora do jogo em 12 outubro de 2003, contra os Eagles, devido a mandíbula quebrada. Witten teve seu baço rompido na pré-temporada de 2012, mas retornou a tempo de jogar na abertura da temporada. Na última temporada, ele torceu os dois tornozelos, mas jogou todos jogos.
“Tudo que você procura em um jogador de futebol americano profissional, você acha nele,” falou o coordenador defensivo dos Cowboys, Rod Marinelli. “A maneira como ele treina. A maneira como ele aparece todo dia no treino. É realmente impressionante. Não há nada igual, eu acho o que tem de especial nessa liga é assistir um verdadeiro profissional trabalhando com futebol americano, trabalhando em seu ofício, quando ele está machucado e dolorido, e eles vão para o campo e fazem o que têm de fazer. É realmente especial. Os jovens estando perto disso, temos esperança que eles vejam isso. Você aponta isso para eles. É isso que queremos que você se torne nessa liga.”