Se você acompanha a NFL por pelo menos uma temporada, você já deve ter percebido os detalhes em cor de rosa nos uniformes e acessórios dos jogadores durante o mês de outubro. E não, isso não é apenas um “enfeite”: trata-se de algo muito maior.
Os detalhes em rosa fazem parte de uma campanha de conscientização da NFL sobre o câncer de mama. Chamada de “Crucial Catch”, a campanha é feita em parceria com a American Cancer Society (ACS) e é focada na importância de fazer exames regulares para detectar a doença. Os acessórios da cor rosa, que vão desde o que os jogadores e os técnicos usam até bolas e moedas comemorativas, são leiloados e o dinheiro é revertido para que a Comunidade de Saúde da Associação Americana de Câncer (CHANGE, na sigla em inglês) trabalhe em prol da educação, conscientização e acesso dos exames para comunidades.
Ainda, cada time da NFL realiza uma campanha individual sobre a conscientização do câncer de mama. Abaixo está a campanha que o Dallas Cowboys realizará nesse ano:
[quote_box_center]Antes do jogo do dia 9 de outubro, o Cowboys receberá sobreviventes do câncer de mama, conhecidas como “Star Survivors”, em seu novo centro de treinamento. As sobreviventes, selecionadas por meio de uma inscrição online para Susan G Komen, farão um tour pelas instalações e os campos de treino. Os jogadores e funcionários do time farão uma surpresa para as mulheres com uma camisa de jogo personalizada para usarem durante a cerimônia antes da partida. Ainda, o Dallas Cowboys receberá aproximadamente 100 sobreviventes e co-sobreviventes no jogo para participar de um show do intervalo especial e formar uma “fita humana de consciência” no campo durante a performance. No dia 15 de outubro, a família dos funcionários, associados e fãs do Dallas Cowboys formarão o TIME COWBOYS para correr/andar na “Komen Dallas Race for the Cure” (Corrida para a Cura Komen Dallas, em tradução livre)[/quote_box_center]
Desde 2009, o primeiro ano da campanha da NFL, a liga conseguiu arrecadar mais de 15 milhões de dólares ara a campanha, com a maioria da receita vindo da venda de acessórios em rosa e do leilão desses objetos.
E por que não aproveitar esse momento da NFL e também passarmos a fazer a nossa própria campanha de conscientização?
Assim como nos Estados Unidos, o Brasil também possui instituições que promovem a conscientização, e ajuda ao combate do câncer de mama. Infelizmente, elas dependem e muito de doações para manter sua estrutura. A FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, atua com esse objetivo em todo o Brasil por meio de ONGs associadas. Além de seu trabalho nos estados brasileiros, a FEMAMA criou um site chamado Batalhadoras desenvolvido para ajudar as brasileiras que passam por essa doença e seus familiares. A criação desse site também contou com patrocínio do mesmo grupo que a NFL apoia, a ACS.
“Mas o que eu posso fazer para ajudar?”
Antes de qualquer coisa, você pode ajudar divulgando esse post para o maior número possível de pessoas que você conhece. Quanto mais pessoas souberem o que é a campanha, o que ela promove e toda a sua luta diária, melhor. Mas se você quiser fazer ainda mais, você pode doar para a campanha.
A doação é bem simples, e pode ser feita online. A FEMAMA aceita doações feitas clicando aqui e aqui. É também importante ler os objetivos que a FEMAMA busca e no que o dinheiro da doação será revertido, que pode ser feito clicando aqui. Abaixo deixaremos links de campanhas que ajudam o combate do câncer de mama.
A ideia desse post é trazer a campanha da NFL para o Brasil. Por que não fazermos o nosso próprio Outubro Rosa? Qualquer tipo de ajuda é válida, seja ela financeira ou não.
Faça parte dessa campanha conosco!
Campanhas Internacionais
- American Cancer Society – ACS
- Susan G. Komen for the Cure
- International Union Against Breast Cancer – UICC
- American Society of Breast Disease – ASBD
- World Health Organization – WHO
- Pan American Health Organization – PAHO
- Livestrong
- Cancer Advocacy Coalition
- The European Breast Cancer Coalition – Europa Donna
- Patients Like Me
Campanhas Nacionais
- Ministério da Saúde
- Instituto Nacional do Câncer – INCA
- Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (Ministério da Justiça e da Cidadania)
- Conselho Nacional de Saúde – CNS
- DATASUS
- Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC
- Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – CBR
- Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia – SBPO
- Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC
- Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM
- Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica – SBMF
- Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – Abrale
- Rede Nacional Feminista de Saúde
- Instituto Espaço de Vida
- Instituto Oncoguia
- Campanha Ponto Final na Violência contra a Mulher