Durante cinco minutos da última sexta-feira (29), o vice presidente executivo Stephen Jones deixou perfeitamente claro como ele vê a posição de quarterback reserva imediato daqui em diante.
Em meio a dúvidas sobre a saúde de Tony Romo nos próximos 16 jogos, alguns da direção dos Cowboys insistiram nesta sexta-feira que eles estão mais preocupados com o desenvolvimento dos quarterbacks jovens do roster do que em procurar um free agent veterano para a posição.
Citando um caso em especial, Jones disse que há um modelo na AFC Norte que ele ficaria feliz em seguir nos próximos anos.
“Cincinnati no ano passado teve um time realmente sólido. Você olha para o que fizeram com o A.J., uma escolha de quinta rodada da conferência sudeste do college, que ganhou oportunidades e teve a chance de jogar uma partida de playoffs para eles”, disse Jones. “Então, em algum ponto você precisa comprometer seus recursos para a obtenção de jogadores jovens preparados ou sempre estará neste modo, atrás de indivíduos velhos, veteranos.”
Jones se referiu a A.J. McCarron, escolhido pelos Bengals na 164ª escolha geral em 2014 para ser desenvolvido sob a sombra de Andy Dalton. McCarron foi acionado no ano passado quando Dalton fraturou o polegar e ele conseguiu um recorde de 2-1 como titular, na corrida dos Bengals em busca dos playoffs.
McCarron também completou 56% dos seus passes para 212 jardas, com um touchdown e uma interceptação na derrota nos playoffs por 18-16 contra Pittsburgh.
“Eles desenvolveram o McCarron”, disse Jones. “Ele realmente jogou bem pelos Bengals, e nós temos que fazer a mesma coisa.”
E isto foi escrito da mesma maneira nos Cowboys. Escolheram um prospecto mid-round que também jogou na conferência sudeste do college, Dak Prescott, e eles mantiveram Kellen Moore como candidato principal para ser reserva imediato de Romo.
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de correr atrás do recém dispensado Nick Foles, o dono do Dallas Cowboys, Jerry Jones, foi claro.
“Foles não é uma opção”, respondeu. “Nós não podemos dar a ele nenhum snap. Já temos quatro aqui que estão se preparando para receber os snaps.“
Isto significa que haverá muita movimentação de jogadores jovens atrás de Romo neste verão. Moore é o mais velho e mais experiente das opções de reserva, com 27 anos e duas partidas como titular. Prescott, um ex-candidato ao Troféu Heisman, tem apenas 23 anos em sua temporada de calouro. Há também Jameill Showers, que está caminhando para o seu segundo Training Camp, após passar uma temporada no practice squad dos Cowboys.
Haverá quantidade enorme de repetições ao longo das próximas semanas para que estes jogadores estejam prontos”, disse o head coach Jason Garrett. “Nós queríamos desenvolver um quarterback. É por isso que selecionamos o Dak. E é por isso que estamos dando ao Showers uma chance para a posição de terceiro QB.
Isto não quer dizer necessariamente que eles pararam de procurar por jogadores que possam reforçar o roster. Garrett e Stephen Jones lembraram que eles estão constantemente em busca de maneiras para melhorar o elenco.
Acima de tudo isto, a esperança óbvia de que nenhum QB reserva precisará ser utilizado. Romo passou por todas as atividades nas OTA’s e minicamp, e tanto as costas quanto a clavícula estão em plena força, diferente das últimas temporadas.
“Sinto-me confiante”, disse Garrett. “E, obviamente, Tony está se aproximando da temporada mais uma vez, e estamos animados em relação à sua saúde.”
Em última análise, caberá a Romo ajudar os Cowboys a terem uma temporada diferente do recorde de 4-12 do ano passado. Mas depois de anos com quarterbacks mais velhos, o front office parece pronto para tentar desenvolver o seu próprio QB jovem, assim como foi feito com Romo.
“Eu acho que Romo está neste ponto da carreira porque fizemos assim com ele, e estamos começando uma nova e longa viagem, que iniciou quando fizemos uma escolha significante com o Dak”, disse Stephen Jones. “E nós, obviamente, estamos gostando do que temos visto em Showers. E acho que Kellen é maduro para a sua idade e estamos confortáveis onde estamos.”