Opinião

PREVIEW | O que esperar de Dallas Cowboys @ Green Bay Packers – Week 14, 2015

A esperança se mantém. Com apenas quatro jogos restantes para o fim da temporada regular, o Dallas Cowboys se mantém com apenas uma vitória atrás do líder da divisão, matendo viva as chances de pós-temporada ao time. Nessa semana, o time volta a jogar fora de casa, dessa vez no estádio da última partida do Cowboys na temporada de 2014.

 

Retrospecto

No Monday Night Football, o Dallas Cowboys foi até Washington e venceu o rival Redskins por 19 a 16 com um field goal nos últimos segundos. O adversário Green Bay Packers também venceu no fim, mas de forma milagrosa. Foi com uma Hail Mary que o Packers venceu o rival Lions em Detroit e evitou uma nova sequência de derrotas ao time.

 

Podcast

podcast 36 está no ar com uma pontinha de esperança. Afinal, a vitória contra o Redskins manteve viva a chance de pós-temporada do time. Mas será que a série de vitórias se mantém contra o Green Bay Packer? Para ouvir a resposta, clique aqui.

 

Fique de Olho
  • Dez Bryant

A temporada de 2014 do Dallas Cowboys terminou em Green Bay, no divisional round dos playoffs, com uma decisão polêmica em uma possível recepção de Dez Bryant em cima de Sam Shields. Foi em uma 4ª descida para duas jardas, em que a defesa do Packers mandou uma blitz e Tony Romo lançou um passe longo para Bryant, que agarrou um passe longo, porém não completou o processo da recepção, e os juízes marcaram um passe incompleto. Dez terá mais uma chance enfrentando Shields, que após a partida dos últimos playoffs, disse que acredita que a recepção de Bryant deveria ter valido. Na semana passada contra o Redskins, o camisa 88 começou a partida um pouco apagado, porém fez ótimas recepções no segundo tempo, duas no drive da vitória, para ajudar o ataque a colocar Dan Bailey em posição de converter o field goal. Ele precisará manter o ritmo do segundo tempo do Monday Night Football para ajudar o Cowboys a sair de Green Bay com a vitória.

  • DeMarcus Lawrence

Após a partida dos playoffs no começo do ano, Jerry Jones disse que a incapacidade de pressionar Aaron Rodgers, que estava jogando lesionado e com pouca mobilidade, foi o fator determinante para a derrota do Cowboys. Por conta disso, o time fez esforços na offseason para contratar jogadores que acrescentassem ao pass rush do time. Porém, quem tem se destacado nas últimas semanas é DeMarcus Lawrence, que conseguiu um sack em janeiro contra os Packers, e teve dois na semana passada contra Washington, além de um fumble forçado. Pressionar Rodgers pode ser, mais uma vez, o fator determinante da partida de domingo.

  • Sean Lee

Com Tony Romo lesionado, a defesa do Cowboys precisa jogar em alto nível para que o time tenha chances de se classificar aos playoffs. E o líder da defesa de Dallas, é Sean Lee. O linebacker liderou o time em tackles na semana passada com 13, e ainda conseguiu um sack. Contra Green Bay, Lee será fundamental para parar o jogo terrestre do Packers, liderado por Eddie Lacy e James Starks.

  • Aaron Rodgers

Aaron Rodgers é o melhor quarterback da NFL. Mesmo com um ataque cheio de limitações, com um grupo de wide receivers fraco, uma linha ofensiva sofrendo com muitas lesões e um sistema ofensivo pouco criativo, Rodgers continua produzindo em alto nível, tendo lançado 26 touchdowns e apenas 5 interceptações, e continua vencendo jogos para o Packers. O atual MVP da NFL tem muita mobilidade dentro e fora do pocket, muita precisão em seus passes, consegue ler defesas como poucos e tem um dos melhores braços da NFL, como pôde ser evidenciado por seu passe na Hail Mary na semana passada em Detroit. Pressionar Rodgers e dificultar sua presença de pocket será fundamental para Dallas sair de Green Bay com a vitória.

  • Clay Matthews III

Clay Matthews é o principal jogador da defesa de Green Bay. Após começar sua carreira jogando como outside linebacker, e indo ao pro bowl 4 vezes na posição, Matthews passou a jogar de inside linebacker no ano passado após a defesa do Packers sofrer muito com o ataque terrestre dos adversários. Mesmo na nova função, Matthews se alinha em diferentes posições no campo, e ainda ataca o quarterback adversário muitas vezes, tendo 4,5 sacks na temporada, e também é um dos principais jogadores do time parando o jogo terrestre, tendo 57 tackles em 2015.

 

O que esperar

A revanche da partida dos playoffs de 2014 não terá alguns de seus principais personagens, como Tony Romo e DeMarco Murray pelo lado de Dallas, e Jordy Nelson pelo lado de Green Bay. Porém, a partida ainda promete ser muito tensa pela grande história e tradição das duas equipes. O Cowboys venceu o Packers no Lambeau Field apenas uma vez em toda história, na temporada de 2008, e busca seu segundo triunfo no tradicional estádio domingo. O clima em Green Bay não está tão frio como tradicionalmente em dezembro, porém o jogo deve ser disputado debaixo de chuva e a noite, já que deve anoitecer as 16h na cidade, horário do início do jogo. Infelizmente, não teremos neve para uma repetição do tradicional Ice Bowl, um dos jogos mais icônicos de toda a história da NFL.

O principal jogador em campo será Aaron Rodgers, atual MVP da NFL. Sua atuação pode definir o vencedor da partida. Ele terá que achar alvos como Randall Cobb, Davante Adams e Richard Rodgers, já que o principal wide receiver do time, Jordy Nelson, está fora da temporada. Sua linha ofensiva está com muitos problemas de lesão. O center titular, Corey Lindsey não deve jogar, e todos os outros 4 titulares foram listados com lesões durante a semana. O jogo corrido do Packers será comandado por James Starks e Eddie Lacy, que não vem fazendo um bom ano, após ótimas duas temporadas iniciais na NFL.

A defesa de Green Bay é liderada por Clay Matthews, que é uma grande arma tanto contra o jogo terrestre como contra o jogo aéreo. O principal pass rusher do time é o veterano Julius Peppers, que já acumula 7 sacks na temporada. Outro importante jogador do front 5 do Packers é Mike Daniels, que tem 4 sacks no ano e é muito difícil de ser bloqueado nas jogadas de corrida. A secundária é liderada pelo safety Ha Ha Clinton-Dix, que tem 87 tackles, sacks e 2 interceptações na temporada. Sam Shields deve seguir Dez Bryant o jogo todo, exceto nas jogadas em que o camisa 88 se alinhar no slot. Casey Hayward é o outro cornerback do time e deve marcar Terrance Williams.

O ataque do Cowboys será mais uma vez guiado por Matt Cassel, que conseguiu sua primeira vitória pelo time na semana passada. Cassel e todo o ataque precisam ser mais eficientes que na última semana, quando o time anotou apenas 9 pontos nos primeiros 58 minutos da partida. Dez Bryant precisa jogar como jogou no segundo tempo da partida contra Washington, e Jason Witten segue sendo o alvo seguro de Cassel. Darren McFadden sofreu dois fumbles no Monday Night Football, e isso não pode voltar a acontecer para Dallas ter chances em Green Bay.

O foco para a defesa de Dallas será pressionar Aaron Rodgers. Para isso, jogadores como Lawrence, Crawford e Hardy precisam ter uma boa partida. Na última partida, Rod Marinelli adotou a estratégia de mandar diversas blitz para atacar Kirk Cousins. Contra Rodgers, Marinelli precisa ter muito mais cuidado, pois caso a blitz não o afete, Rodgers fará a secundária de Dallas pagar caro. Sean Lee e Rolando McClain vem de uma boa sequência de partidas, e precisam continuar jogando em alto nível para parar o ataque terrestre do Packers.

 

Desfalques

Dallas Cowboys

  • Ainda se recuperando de uma fratura na clavícula, Tony Romo está fora da partida;
  • Mesmo tendo participação limitada nos treinos, Jeff Heath (ombro) foi listado como provável e deve ir ao jogo sem maiores problemas. Dez Bryant (pé/joelho) e Greg Hardy (canela) também foram listados como prováveis para o jogo, mas não preocupam.

 

Green Bay Packers

  • Sem treinar durante toda a semana, o center Corey Linsley (tornozelo) está listado como duvidoso e não deve jogar.
  • Questionáveis para o jogo, o OT Bryan Bulaga (tornozelo), o WR Ty Montgomery (tornozelo) e o LB Nick Perry (ombro) não tem presença garantida no jogo.

 

Curiosidades
  • Dois times tradicionais e da mesma conferência, Dallas Cowboys e Green Bay Packers é um jogo que sempre atrai audiência, devido a popularidade dos dois times;
  • Em toda a história, Dallas Cowboys e Green Bay Packers se enfrentaram 32 vezes, com vantagem para… ninguém! Isso mesmo, ambos os times tem 16 vitórias e será o jogo de amanhã que definirá o time que terá vantagem no confronto histórico;
  • O restropecto recente não é nada bom para Dallas. O Packers venceu os últimos quatro jogos, sendo o último o jogo que eliminou o Cowboys dos playoffs da temporada de 2014. A última vitória do Cowboys foi na temporada de 2008, em Green Bay;
  • É na pós-temporada que Cowboys e Packers tem uma história de rivalidade. Foram um total de sete jogos entre as equipes nos playoffs, incluindo três partidas que decidiram a NFC. Com quatro vitórias, é o Cowboys que tem vantagem nesses jogos;
  • Já o retrospecto recente dá vantagem para o Dallas Cowboys. Nos últimos 13 jogos, o Dallas Cowboys levou vantagem em nove deles. Jogando em Washington, o Cowboys só perdeu duas vezes nos últimos seis anos;
  • Palco da eliminação do Dallas Cowboys nos playoffs da temporada de 2014, o Lambeau Field é um palco ruim para o time. Em 14 jogos, fora de casa contra o Packers foram apenas 4 vitórias de Dallas.

 

Uma vitória do Dallas Cowboys…
  • Daria um recorde de 5-8 ao time na temporada e 4-7 dentro da NFC;
  • Encerraria uma sequência de quatro derrotas consecutivas contra o Green Bay Packers e três derrotas consecutivas em Green Bay;

 

Transmissão

A partida entre Dallas Cowboys e Green Bay Packers será no dia 13/12, domingo, às 19h30 no horário de Brasília. Como já divulgado, a ESPN transmitirá a partida. O Blue Star Brasil, claro, fará o tempo real da partida no twitter.

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo