Notícias

Treze anos atrás, Emmitt Smith quebrava recorde histórico da NFL contra o Seahawks

Na semana que o Dallas Cowboys enfrenta o Seattle Seahawks, uma pequena coincidência liga o ano de 2015 ao ano de 2002. Essa coincidência trata-se do dia de hoje: 27 de outubro. Treze anos atrás, nesse mesmo dia, o Cowboys enfrentava o Seahawks em Dallas em uma partida que ficaria marcada para sempre na história.

Com 109 jardas na partida, Emmitt Smith ultrapassaria Walter Payton e se tornaria o jogador com mais jardas terrestres em toda a história da NFL.

O ano de 2002 não foi bom, é verdade. Sob o comando de Dave Campo, o Dallas Cowboys terminou a temporada com um péssimo recorde de 5-11, lanterna da NFC East. No momento da partida, o então 3-4 Cowboys enfrentava o 1-5 Seattle Seahawks buscando se recuperar da derrota para o Arizona Cardinals na semana anterior.

No elenco, dois veteranos em fim de carreira se destacavam no meio de um time jovem. E o jogo acabou sendo histórico para os dois.

No terceiro quarto, o safety Darren Woodson se tornou o jogador com maior número de tackles da história do Dallas Cowboys, ultrapassando Lee Roy Jordan (1.236). Mas assim como boa parte da carreira de Woodson, seu momento foi ofuscado pelo ataque.

O dia 27 de outubro de 2002 é lembrado pela corrida de Emmitt Smith para o livro dos recordes da NFL ao ultrapassar Walter Payton no número de jardas terrestres na carreira. Smith entrou no jogo precisando de 94 jardas para deixar Payton, que teve 16.726 jardas terrestres em 13 temporadas com o Chicago Bears, para trás.

No começo do último quarto, Smith estava a apenas 13 jardas do recorde quando ele entrou em campo em uma campanha que começou próximo a endzone de Dallas.

“Eu tinha total noção de quanto eu precisava”, disse Smith anos depois. “Quando eu vi que estava 13 jardas atrás (do recorde), eu sabia que aquele era o drive que eu conseguiria. Eu tinha certeza. Não havia dúvidas. Com a torcida indo a loucura como sempre, eu disse, ‘Essa é a hora’. Eu tive que fazer por eles, por todos.”

Depois de algumas carregadas, Smith estava a nove jardas do recorde. Foi então que o running back conseguiu 10 jardas ao correr atrás do fullback Robert Thomas para entrar de vez no livro dos recordes. O jogo foi parado enquanto os companheiros de time de Smith foram comemorar com o jogador no meio do campo. Smith ainda teve tempo de abraçar membros da família e até o ex-fullback e companheiro de time Daryl Johnston, que estava na sideline trabalhando para a Fox Sports.

Depois de cinco minutos de pausa, o jogo retornou e Smith terminou a campanha com uma corrida de uma jarda para anotar o 150º touchdown de sua carreira para empatar o jogo.

O Seahawks acabou levando a melhor no fim com um field goal para selar a vitória por 17 a 14. Mas apesar da derrota, o dia ainda pertencia a Emmitt Smith, que terminou a carreira empurrando o recorde para 18.355 jardas terrestres.

Você pode ver um vídeo com momentos de Emmitt Smith nesse dia histórico abaixo ou clicando aqui.

Fonte
DallasCowboys.com

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo