Julio Jones aconselha Dez Bryant a ir com cautela com recuperação da lesão
As estrelas Dez Bryant e Julio Jones não tem apenas o fato de serem serem os maiores wide receivers dos seus times em comum.
Julio Jones, maior estrela do Atlanta Falcons, próximo adversário do Dallas Cowboys, já teve a mesma lesão que Dez Bryant teve no pé. Por duas vezes: em 2011, durante a preparação para o draft daquele ano ( o que não o impediu de ser draftado por Atlanta) e em outubro de 2013, quando quase perdeu toda a parte final da temporada.
Quando perguntado sobre suas lesões, Julio disse: “Não poder estar em campo para ajudar seus colegas de time é péssimo. Eu sentia que estava decepcionando-os por não estar treinando e fazendo grandes jogadas com eles. Você constrói uma amizade durante toda a pré-temporada, training camp, etc para na hora da temporada ficar de fora apenas olhando os jogos, sem poder fazer nada. É horrível”.
Foi por isso que quando perguntado sobre a lesão de Dez, Jones alertou sobre ter bastante cautela antes de trazer a estrela dos Cowboys de volta ao campo: “Dez vai precisar de tempo e se curar totalmente. Você não pode simplesmente acelerar essas coisas, por mais que ele seja o lutador que é. Ninguém quer que ele volte rápido para se lesionar novamente em seguida.”
Dez quebrou o quinto metatarso do pé durante o quarto período do jogo da primeira semana contra o NY Giants. Ele fez uma cirurgia para estabilizar a lesão. O tempo de recuperação tem variado bastante de acordo com as especulações, mas os Cowboys foram confiantes o bastante para não colocá-lo na lista de lesionados (onde ele teria que ficar de fora de obrigatoriamente oito jogos, não podendo sequer treinar com o time por seis semanas).
Julio Jones não soube dizer se um período de seis a oito semanas seriam o suficiente para a recuperação de Bryant, mas disse que a recuperação da segunda lesão, em 2013, foi bem longa. “Eu não sou médico. Não sei como ele vai se recuperar. Se fosse eu, estaria na minha cama descansando por provavelmente dois meses. Isso antes de eu poder sair e correr novamente ou algo do tipo.”
Mas parece que não é isso que Bryant vai fazer. Na manhã desta quinta-feira, ele foi visto nas instalações do time caminhando sem bota de recuperação, dizendo a um repórter do Bleacher Report que “as coisas tem sido perfeitas. Meu pé está bem. Sinto que está se recuperando bem”.
Os médicos disseram que o processo de recuperação é super-agressivo, destinado a acelerar a recuperação, prevenir uma nova lesão e ter o jogador de volta em campo num período de seis a oito semanas. Um processo adequado a uma pessoa “super-agressiva” como Bryant, que a respeito disso, disse: “Eu quero voltar o mais rápido possível, antes do que as pessoas esperam. Essa especulação de tempo de 6 a 8 semanas me motiva muito”.
Questionado por repórteres se estava fazendo algo errado ao caminhar sem a bota pelo vestiário do time, Dez assegurou que está fazendo tudo de acordo com supervisão médica – incluindo andar sem bota de proteção. “Eu não estou fazendo nada estúpido e também não vou fazer. Ainda nem estou caminhando no campo! Farei tudo que os médicos me disserem para fazer”.
Desde 2004, 25 jogadores da NFL passaram pela situação de Dez e Julio Jones. O tempo de recuperação variou de 5,9 semanas a 13,9 semanas – média de 8,7 semanas. Bryant não tem intenção em ser “estúpido”, mas certamente não tem deseja voltar a campo apenas no tempo médio de recuperação de quase nove semanas.