DRAFT | O que esperar do terceiro dia?
Com a primeira e a segunda rodada analisadas, chegou a vez do terceiro e último dia do draft. Contando com quatro rodadas, o último dia do draft terá horário diferente dos dois primeiros dias: seu começo será às 13h no horário de Brasília. A ESPN, infelizmente, não transmitirá para o Brasil.
O último dia terá as rodadas 4, 5, 6 e 7. Ao contrário do primeiro e do segundo dia, as escolhas do terceiro dia terão duração de apenas 5 minutos. Assim, a velocidade de jogadores escolhidos é bem maior.
Com o Cowboys tendo quatro escolhas, preferimos esperar as escolhas dos dois primeiros dias do Dallas Cowboys para fazer essa análise. Dessa forma, conseguimos fazer uma análise um pouco mais precisa sobre os late rounds do que conseguiríamos se fizéssemos antes.
Sem mais enrolações, vamos ao que realmente interessa: as análises.
As escolhas do Dallas Cowboys no terceiro dia do draft 2015
Quarta Rodada
- Número da escolha: 28ª da quarta rodada (127ª geral do draft)
- Como conseguiu a escolha?
Ao ser um dos quatro times eliminados na rodada divisional dos playoffs da temporada de 2014 da NFL, o Dallas Cowboys garantiu a 127ª escolha geral por conta dos critérios de desempate da liga.
Jogadores favoritos para a escolha
Jay Ajayi
- Posição: Running Back
- Universidade: Boise State
- Altura: 6-0
- Peso: 221 lbs
Apenas por talento, Jay Ajayi está entre os 5 melhores Running Backs do draft. Titular por dois anos em Boise State, Ajayi conseguiu a impressionante marca de 28 touchdowns terrestres em seu último ano na universidade.
É um jogador com tamanho ideal para a posição de Running Back. Muito físico, conseguindo jardas após o contato. Boa aceleração e explosão em suas corridas. Consegue fazer os cortes necessários para encontrar o buraco na linha ofensiva. Ótimo em situações de 3ª descida para poucas jardas e próximo à goaline. Um dos melhores running backs da classe recebendo passe.
A sua proteção contra o passe ainda precisa de evolução. Levou muitas corridas para perto da sidelines, algo que não será possível na NFL. Não tem ótima velocidade para um running back. Teve problemas com fumbles em sua carreira. Lesão degenerativa no joelho, sem cura, que pode encurtar sua carreira.
Jay Ajayi seria uma ótima opção para o backfield de Dallas, chegando para ser titular como calouro. Seu problema no joelho fez com que sobrasse até o terceiro dia do draft, porém é um jogador de segunda rodada. Ajayi também demonstrou vontade de jogar em Dallas em um programa de TV.
Javorius ‘Buck’ Allen
- Posição: Running Back
- Universidade: USC
- Altura: 6-0
- Peso: 221 lbs
Titular em 2014 por USC, Allen conseguiu a impressionante marca de 1489 jardas e 11 touchdowns.
É um running back completo, com bom físico para a posição. Boa aceleração e agilidade, conseguindo escapar de alguns tackles. Consegue fazer os cortes necessários para encontrar o buraco na linha ofensiva. Ótimo no jogo aéreo, conseguindo 41 recepções para 458 jardas como senior. Sabe fazer a proteção em jogadas de passe. É um jogador que pode correr 20-25 vezes com a bola por jogo.
Allen, entretanto, precisa melhorar sua visão quando corre com a bola. Apesar do físico, não é um jogador agressivo em suas corridas. Precisa terminar melhor suas corridas, já que deixa de ganhar muitas jardas após o contato.
Buck Allen seria uma boa opção para o backfield do Cowboys na quarta rodada, após Dallas não acrescentar nenhum jogador da posição nos dois primeiros dias de draft.
Daryl Williams
- Posição: Offensive Tackle
- Universidade: Oklahoma
- Altura: 6-5
- Peso: 327 lbs
Daryl Williams foi eleito para o time da conferência PAC-12 após ser titular os 12 jogos da temporada como right tackle por Oklahoma.
Williams era um dos líderes do time de Oklahoma, sendo um grande exepmlo para os jogadores mais jovens. Ótimo caráter e trabalha muito para ser um grande jogador. Seu ponto forte é o bloqueio nas jogadas de corrida, onde é muito físico e agressivo. Williams tem mãos muito pesadas que utiliza para controlar o defensor.
O ponto fraco de Williams fica em seu atleticismo, que é abaixo da média. Não é um jogador muito ágil e tem problemas contra pass rushers mais rápidos e explosivos. Problemas com mudança de direção. Precisa melhorar seu equilíbrio.
Poderia ser uma opção para a linha ofensiva no terceiro dia do draft e acrescentaria depth ao setor.
Jogadores que correm por fora
Bryce Petty
- Posição: Quarterback
- Universidade: Baylor
Petty foi um dos melhores quarterbacks da NCAA nos últimos dois anos. Jogador com muita inteligência, tamanho ideal para a posição e precisão nos passes, Petty lançou 61 TDs e apenas 10 INTs em seus dois anos como titular. O esquema no qual jogava em Baylor o prejudica na NFL, e Petty precisará de tempo para aprender na NFL. É o QB que Dallas mais demonstrou interesse no período pré-draft.
Mike Davis
- Posição: Running Back
- Universidade: South Carolina
Mike Davis é um pouco baixo para a posição, porém é um jogador muito forte e agressivo. Bom próximo a goaline, conseguindo ganhar jardas após contato com os defensores. Teve uma temporada melhor em 2013 do que em 2014, o que preocupa alguns times. Opção para a 4ª ou 5ª rodada.
David Cobb
- Posição: Running Back
- Universidade: Minnesota
Cobb é um running back completo. Jogador muito forte, eficiente e decisivo. Boa paciência em suas corridas. Ganhou 54% de suas jardas após o contato. Não tem ótima agilidade e explosão. Precisa melhorar nos bloqueios em jogadas de passe. Boa opção na 4ª rodada.
Grady Jarrett
- Posição: Defensive Tackle
- Universidade: Clemson
Jarrett não tem o tamanho ideal para a posição, porém compensa com ótima agilidade, explosão e aceleração. Bom jogador no pass rush, com ótimos movimentos para escapar dos bloqueios. Jogador que era projetado para sair no segundo dia de escolhas, porém ainda está disponível no terceiro dia.
Michael Bennett
- Posição: Defensive Tackle
- Universidade: Ohio State
Bennett é um jogador com boa agilidade e técnica na posição de defensive tackle. Tem braços longos e sabe os utilizar para escapar dos bloqueios. Trabalha muito bem com as mãos para afastar o bloqueador. Precisa ser um jogador mais consistente e aprender a trabalhar outros movimentos para escapar dos bloqueios. Jogador de segunda rodada que ainda está disponível para o início do terceiro dia de draft.
Quinta Rodada
- Número da escolha: 27ª da quinta rodada (163ª geral do draft)
- Como conseguiu a escolha?
Ao ser um dos quatro times eliminados na rodada divisional dos playoffs da temporada de 2014 da NFL, o Dallas Cowboys garantiu a 91ª escolha geral por conta dos critérios de desempate da liga.
Jogadores favoritos para a escolha
Kenny Bell
- Posição: Wide Receiver
- Universidade: Nebraska
Ótimo retornador e bom jogador de special teams, com habilidades de fazer grandes jogadas no ataque. Seria um bom substituto para Dwayne Harris em Dallas.
Mike Hull
- Posição: Linebacker
- Universidade: Penn State
Jogador baixo e com pouca força para a posição, porém é bom nos tackles e na marcação contra o passe. Acrescentaria depth ao grupo de linebackers de Dallas.
Ben Heeney
- Posição: Linebacker
- Universidade: Kansas
Não tem o físico ideal para a posição e não é um jogador muito veloz. Conseguiu diversos tackles para perda de jardas em sua carreira. Sempre próximo a bola e tentando fazer jogadas. Acrescentaria ao grupo de LBs do Cowboys.
Leterrius Walton
- Posição: Defensive Tackle
- Universidade: Central Michigan
Jogador com ótimo físico e bastante upside na posição. Muita agilidade para penetrar na linha ofensiva e perseguir o jogador com a bola. Ainda pode evoluir bastante, já que fez a transição de linha ofensiva para defensiva durante sua carreira universitária.
Rakeen Nunez-Rochez
- Posição: Defensive Tackle
- Universidade: Southern Miss
É um jogador que pode jogar tante de 1 como 3-technique. Boa agilidade e habilidade no pass rush. Não tem o físico ideal para a posição. Seria uma boa adição para a rotação da linha defensiva na 5ª rodada.
Sétima Rodada
- Número da escolha: 19ª da sétima rodada (236ª geral do draft)
- Como conseguiu a escolha?
Ao trocar o defensive end Sean Lissemore com o San Diego Chargers, o Dallas Cowboys recebeu a escolha de sétima rodada do time em troca.
- Número da escolha: 26ª da sétima rodada (243ª geral do draft)
- Como conseguiu a escolha?
Ao adquirir o linebacker Rolando McClain do Baltimore Ravens, o Dallas Cowboys cedeu sua escolha de sexta rodada desse draft, mas recebeu essa escolha da equipe de Baltimore.
Jogadores favoritos para a escolha
Hutson Mason
- Posição: Quarterback
- Universidade: Georgia
Não possuí o físico ideal para jogar de quarterback na NFL, e não tem o o braço forte. Tem boa precisão em seus passes e consegue lançar a bola em pequenas janelas entre o recebedor e o defensor. Visitou Dallas antes do draft.
Adam Shead
- Posição: Offensive Guard
- Universidade: Oklahoma
Bom bloqueando contra o jogo terrestre, Shead poderia ser uma possibilidade para melhorar o depth na linha ofensiva.
David Irving
- Posição: Defensive Tackle
- Universidade: Iowa State
Jogador de muito talento, porém com muitos problemas fora de campo. Dentro de campo, demonstra boa agilidade e uso das mãos e se encontra varias vezes no backfield para fazer um tackle. Precisa ganhar peso e por conta de problemas com a justiça, foi dispensado da universidade em 2014. Visitou Dallas antes do draft.
J.J. Nelson
- Posição: Wide Receiver/Kick Returner
- Universidade: UAB
Ótimo retornador, tanto de kickoff como de punts. Substituiria Dwayne Harris nesse quesito. Acrescentaria pouco ao grupo de wide receivers.
DeAndrew White
- Posição: Wide Receiver
- Universidade: Alabama
Jogador de muita velocidade, com boa habilidade com a bola nas mãos. Teve uma grave lesão no joelho durante sua carreira universitária. Poderia ser uma opção para retornar chutes e ser o 5º wide receiver em Dallas.
Tray Walker
- Posição: Cornerback
- Universidade: Texas Southern
Jogador com ótima altura e envergadura para a posição. Conseguiu 4 interceptações em 2014. Foi um dos 30 jogadores que visitaram Dallas antes do draft.
Chance de Troca?
Alguma. Jay Ajayi, jogador que cotamos para a segunda rodada, vem em queda livre no draft devido a uma possível lesão crônica no joelho, que inclusive deve ter sido um dos motivos para o próprio Dallas não o escolhesse na terceira rodada. Na quarta rodada, porém, as coisas mudam um pouco de cara.
Com os bons running backs já sendo selecionados, como T.J. Yeldon (Jaguars), Tevin Coleman (Falcons) e Duke Johnson (Miami (FL)), Jay Ajayi pode ser considerado como uma das últimas boas opções restantes ao time nesse draft para a posição de running back. Dessa forma, não seria tanta surpresa se houvesse uma troca para tentar selecioná-lo.
Já as outras rodadas uma troca é algo bem mais difícil de acontecer. Com apenas jogadores menos conhecidos sobrando, a chance de acontecer uma troca é bem improvável. A única situação possível seria se um jogador cotado para sair em rodadas bem antes acabarem sobrando, o que faria o Cowboys tentar subir posições para garanti-lo. Além dessa, não vejo nenhuma outra chance de troca de escolhas.
Quer ver a análise do primeiro dia do draft? Então clique aqui!