Opinião

O que os números do Dallas Cowboys falam sobre a derrota na semana de Wild Card

Um balde de água fria. Mais um.

Esse é o sentimento do torcedor do Dallas Cowboys sobre o revés contra o San Francisco 49ers. Sim, o matchup da linha defensiva liderada por Nick Bosa era um baita problema para a mediana linha ofensiva do time da américa. Porém, não é simples explicar o que aconteceu com o Dallas Cowboys na partida.

E aqui, de cabeça fria, é hora de falar não apenas sobre os números em si, e também sobre suas origens e tentar, minimamente, enxergar pontos positivos para o futuro a fim de tentar melhorar a previsão da free agency do time, que tem tudo para ser conturbada.

Disciplina

Esse tópico do texto merecia um texto somente para ele. Se você é um torcedor recente do Dallas Cowboys, ainda está conhecendo Jerry, o dono, e Stephen Jones, o filho de Jerry -vice-presidente executivo, CEO e diretor de equipe de jogadores do Dallas Cowboys-. Ambos possuem características muito fortes em seu modus operandi, isso, por sua vez, gera um efeito dominó que implica diretamente na disciplina do Dallas Cowboys.

Apontando rapidamente sobre esse modo de operar: se lembra daquela bola em que Cedrick Wilson foi atrapalhado pela luz do sol? Em 2017, Stephen Jones afirmou ‘’Vamos continuar pesquisando tecnologias’’. Em 2022, seu time foi prejudicado por isso.

Então, nota-se que a disciplina não é algo tratado com seriedade no Dallas Cowboys, isto, pelos seus próprios donos. Desta maneira, como seus torcedores podem esperar um time extremamente competitivo em todos os âmbitos?

Bom, não estou aqui para me estender à essa discussão.

Indo para a partida de domingo, os jogadores do Dallas Cowboys deram um show de indisciplina. Foram 14 faltas cometidas em 60 minutos de jogo, o que lhes concedeu o recorde histórico de mais faltas cometidas por um time durante os playoffs da NFL.

O ataque apresentou problemas novamente

Iniciado pelo jogo terrestre, não é de hoje que se nota que o jogador, ou não está saudável, ou realmente não estava rendendo o que se espera dele. Nos últimos 9 jogos que precederam a partida contra San Francisco, o RB teve apenas 3,49 jardas por tentativa de corrida.

Durante a semana, Kyle Shanahan citou Tony Pollard como o jogador mais inesperadamente impressionante do ataque do Dallas Cowboys. ‘’Já escutei sobre ele, é um corredor que possui a velocidade para fazer um ‘’home-run’’.

Em seus últimos 9 jogos, Pollard teve média de 5,12 jardas por tentativa de corrida. No jogo contra os 49ers, Zeke teve 12 carregadas e 31 jardas (2,58 de média), enquanto Pollard, por sua vez, teve apenas 4 carregadas e 14 jardas (3,5 de média).

Partindo para a linha ofensiva, o torcedor do Dallas Cowboys já esperava ter problemas de falta com Connor Williams e com os erros de Tyler Biadasz. Porém, Zack Martin e Tyron Smith, pilares dessa linha, tiveram 10 pressões cedidas e cometeram 2 faltas na partida.

Por fim, o ataque aéreo.

Outro pilar da equipe é Dak Prescott, e este teve um jogo abaixo de sua média. O jogador, apesar de 254 jardas, 1 touchdown lançado e 1 corrido, cometeu muitos erros. Esses não ficaram apenas dentro do campo, uma vez que o signal caller teve uma frase infeliz após o jogo quando perguntado sobre o que achava de os torcedores estarem jogando coisas no campo em direção aos juízes ‘’créditos a eles’’.

Posteriormente, Dak Prescott se desculpou por sua fala afirmando que se deixou levar pelas emoções do momento.

A defesa teve altos e baixos

Defensivamente, o maior desastre do Dallas Cowboys foi durante o 1º tempo de partida. Durante os primeiros 30 minutos de jogo, o setor defensivo o time da américa cedeu 16 pontos. Nos últimos 30, esse número diminuiu para 7.

Em mais um setor do time, encontram-se muitos nomes que possuem culpa sobre a derrota.

Num jogo importante como uma partida de playoffs contra o San Francisco 49ers, o torcedor espera que os jogadores renomados da equipe apareçam positivamente na partida, o Dallas Cowboys não contou com isso.

Randy Gregory, por exemplo, terminou o jogo com 1 solo tackle, 2 QB hits e 3 penalidades cometidas.

A defesa do time da américa, como um todo, cometeu 6 penalidades na partida.

Em relação aos turnovers, algo que se tornou o trunfo desse setor do Dallas Cowboys durante a temporada regular, o time teve apenas 1 turnover forçado, através de uma interceptação de Anthony Brown.

O que esses números falam sobre o futuro próximo do Dallas Cowboys

Particularmente, acredito que, depois de uma temporada de 12 vitórias e apenas 5 derrotas, uma derrota numa partida de Wild Card escancara a cultura perdedora que se instaurou no Dallas Cowboys no século XXI.

Você pode se dar ao trabalho de procurar o último time do Dallas Cowboys que era tão recheado talentosamente como o de 2021/2022. Irá demorar para encontrar algum time que se assimile.

Porém, embora acredite que isso seria algo que mudaria drasticamente com outra gestão que não fosse a da família Jones, isso é sonhar demais.

Desta maneira, é hora de pensar positivamente e, principalmente, pensar em soluções com o que o Dallas Cowboys tem em mãos.

Na opinião do escritor, o Dallas Cowboys tem um sólido trabalho defensivo de Dan Quinn.

Ofensivamente, com Kellen Moore, tem um trabalho de altíssimo teto de produção, porém, que com o passar da temporada regular, se tornou extremamente previsível, ainda assim, acredito que, caso decida ficar no Dallas Cowboys e consiga aprender com os erros que cometeu durante a última temporada, pode se consolidar como um ótimo OC.

No time de especialistas, John Fassel é uma mente extremamente criativa e consolidou o time de especialistas do time da américa como um bom setor, não há o que mudar por ali.

Por fim, com Mike Mccarthy, acredito que o torcedor do Dallas Cowboys encontrou o que por anos pediu. Um técnico agressivo que configurou outra ‘’cara’’ para a equipe. Novamente, essa é a minha opinião, e sobre Mccarthy, vejo sua demissão como um tiro no escuro. O time parece estar fechado com o treinador e dar mais um ano de trabalho a ele me parece a melhor opção para o time da américa.

Desta maneira, é hora de ser otimista e entender que o time que somou 12 vitórias durante a temporada regular não se torna o pior time da NFL após uma derrota amarga. No que diz respeito ao futuro da equipe, o Dallas Cowboys possui muito trabalho pela frente e, se quiser mais acertos do que erros, o torcedor do Dallas Cowboys deve esperar que Stephen e Jerry deixem Will McClay trabalhar.

Victor Guastaldi

Amante do futebol americano, torcedor dos Cowboys e discente de Ciências Sociais na UFSCar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo