Opinião

O que os números do Dallas Cowboys falam sobre a semana 17 da NFL

Na última semana da duríssima temporada regular que o time da américa enfrentou em 2020, o adversário foi o New York Giants, que, assim como o Cowboys, teve uma troca de staff durante a pré-temporada e precisava da vitória na semana 17 para, durante o SNF, torcer para o Philadelphia Eagles e poder sonhar com os playoffs.

Desde a semana 10, o Giants teve 3 vitórias e 3 derrotas e chegou na semana 17 com 5 vitórias e 10 derrotas. A equipe de Dallas, por sua vez, tinha 4 vitórias e 2 derrotas e um recorde de 6 vitórias e 9 derrotas no total.

 

O começo desastroso do Cowboys lhes custou a vitória

Quando seu QB é Andy Dalton, infelizmente, tanto o teto de produção, quanto o de expectativas do torcedor, não são grandes. E nos primeiros 30 minutos da partida de domingo, o veterano foi apenas um signal caller normal.

Nos primeiros dois quartos, Dalton teve 20 tentativas de passe, 11 completos e apenas 99 jardas lançadas.

Além dele, Ezekiel Elliott, que estava jogando lesionado, teve 7 carregadas para 27 jardas.

Assim, o jogo foi para o intervalo e o Dallas Cowboys perdia por 20 a 9.

Na volta do intervalo, tanto Dalton quanto Zeke não foram espetaculares, mas voltaram melhores e fazendo com que o time movesse as correntes em direção à redzone do New York Giants.

O QB terminou o jogo com 47 tentativas de passe, 29 completos e 243 jardas. Via jogo terrestre, correu 7 vezes para um total de 48 jardas.

O RB, por sua vez, teve 14 tentativas totais de corrida, 42 jardas e 1 touchdown.

 

Assim como o ataque, a defesa começou devagar

Como disse acima, a equipe do Giants, que tem seu ataque liderado por Jason Garrett, anotou 20 pontos nos primeiros 30 minutos de partida. Vale dizer que, desde a 13, os rivais de Nova Iorque anotaram apenas 6 pontos nos primeiros dois quartos de jogo.

 

Mais uma vez, vale dizer, Donovan Wilson é um playmaker

Em um ano tão difícil para o setor defensivo de Mike Nolan, Donovan Wilson é um nome que merece ser falado e que cavou sua vaga de titular para a temporada seguinte.

No domingo, novamente o safety teve seu nome anotado na lista de turnovers forçados. O jogador teve 1 interceptação, 1 passe defendido, 1 sack, 1 hit no quarterback e 4 tackles, sendo 1 para perda de jardas.

 

Por fim, onde encontramos a equipe dos Cowboys num gráfico que mostra a eficiência dos times?

Antes, uma explicação rápida sobre o gráfico.

Quanto mais para a direita um time se encontra, mais eficiente é o setor ofensivo deste.

Quanto mais para cima o time se encontra, mais eficiente é o setor defensivo deste.

Se me mostrassem essa tabela de eficiência no começo da temporada falando que este seria o resultado do Dallas Cowboys ao fim de uma temporada com uma ótima linha ofensiva, Dak Prescott, Ezekiel Eliott, um trio de WR’s capazes de terminar com mais de 1000 jardas recebidas e Blake Jarwin, eu não conseguiria acreditar.

Porém, as lesões devastaram esse setor ofensivo e isso forcou Mccarthy e Moore a usarem 4 quarterbacks titulares diferentes em 16 jogos.

Na defesa, o torcedor estava ciente que não deveria esperar um setor de elite, ainda assim, não era um sonho distante imaginar uma defesa competente. Mike Nolan provou o contrário.  A defesa do time da américa terminou a temporada de 2020 como a 2ª pior da história em jardas aéreas e terrestres cedidas.

A temporada do Dallas Cowboys chegou ao fim. Agora, basta a Jerry e Stephen Jones colocar a cabeça no lugar e centrar seus esforços no que realmente importa, renovar com Dak Prescott.


Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.

Victor Guastaldi

Amante do futebol americano, torcedor dos Cowboys e discente de Ciências Sociais na UFSCar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo