Opinião

O que os números contam sobre a derrota na Semana 4

1-3

No confronto contra o Cleveland Browns, válido pelo 4º jogo da temporada regular da NFL, os Cowboys somaram sua segunda derrota consecutiva e sua terceira na temporada.

O gráfico mostra a média que as equipes levaram, em segundos para dar início aos snaps.

Feito pelo @rui_mos através da ferramenta do nflfastR.

Novamente correndo contra o relógio, o Cowboys foi o time que atacou mais rápido e isso é um problema, porque quando você deseja ser rápido enquanto está com a bola em mãos, correr, definitivamente não é uma opção viável e por isso, Ezekiel Elliott vem tendo problemas de desempenho.

O ano de 2020 é o pior começo de temporada da carreira do RB dos Cowboys.

Utilizando as estatísticas dos primeiros 4 jogos das temporadas de 2016 a 2020, Zeke tem seu pior desempenho em 2020 em:

  • Jardas corridas por jogo = 68,3
  • Fumbles = 3

O Football Outsiders não fornece estatísticas de jogos singulares, apenas da temporada como um todo, aqui, estarei comparando DVOA e DYAR de temporadas passadas de Zeke com seu início em 2020.

Antes de iniciar:

  •  DYAR: Estatística que mede o quão melhor/pior um jogador de uma posição performa, quando comparado a um jogador mediano (que segue uma linha de tendência) da mesma posição em relação à jardagem que este ganha/perde em determinada jogada.
  • DVOA: Estatística que dá valor a cada jogada se baseando tanto no total de jardas ganhas quanto no downs (1st,2nd,3rd e 4th) desta. Ou seja, um ganho de 5 jardas numa 3ª pra 5, recebe maior DVOA do que o ganho de 5 jardas numa 1ª descida. Em outras palavras, o DVOA mede a eficiência.

ANO -> DVOA -> DYAR

  • 2016 -> 15,9 -> 339
  • 2017 – >11,2 -> 193
  • 2018 -> 2,9 -> 149
  • 2019 -> 16,5 -> 324
  • 2020 -> -10,5 -> -7

Simplificando tudo para sintetizar em uma afirmação, Ezekiel Elliott não está sendo utilizado como deveria e por isso, não está sendo eficiente como costumava ser.

 

Dak está no ritmo para terminar a temporada com 6.760 jardas lançadas

 

Sim, o torcedor do Dallas Cowboys está presenciando uma excelente temporada de seu signal caller, não há dúvida disso. Porém, isso não é ‘’saudável’’.

Como disse no início do texto, não é bom para nosso ataque, ter que correr atrás do placar durante o jogo todo, isto porque, além de expor Dak Prescott a mais jogadas sendo defendido por uma linha ofensiva que não é das melhores, abdicamos do jogo corrido, que pode ser executado de maneira excelente por Ezekiel Elliott.

Dak tem sim que ter permissão para atacar o campo, porém, de maneira que permita o uso de todas as boas peças do time.

 

A defesa permitiu 307 jardas corridas dos Browns

Antes do jogo contra Cleveland, uma das metas do Time da América era conter Nick Chubb e consequentemente o jogo corrido da equipe visitante, uma vez que Kevin Stefanski, de maneira inteligente, busca abrir maiores janelas de passe para Baker Mayfield através de seus bons running backs, Hunt e Chubb.

Infelizmente, Nick Chubb se lesionou no fim do primeiro quarto da partida, quando o jogo se encontrava 14 x 7 para o Dallas. Porém, a lesão de um de seus melhores jogadores não mexeu com o setor ofensivo dos Browns, que apenas no segundo quarto do jogo anotaram 24 pontos.

Novamente, a defesa de Mike Nolan é um destaque negativo. Aqui, trago alguns números deste setor:

O Dallas Cowboys possui a 2ª defesa que mais cede jardas corridas (172 por jogo).

Pelo jogo aéreo, é a 2ª que mais cede touchdowns, com 12.

 

Onde encontramos a equipe dos Cowboys num gráfico que mostra a eficiência dos times?

 

Antes, uma explicação rápida sobre o gráfico.

Quanto mais para a direita um time se encontra, mais eficiente é o setor ofensivo deste.

Quanto mais para cima o time se encontra, mais eficiente é o setor defensivo deste.

Infelizmente, encontramos o Dallas Cowboys num reflexo de tudo que escrevi acima. Por um lado, o time possui uma das defesas menos eficientes, por outro, um ataque que está sempre correndo e é eficiente na medida do possível.

 


Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.

Victor Guastaldi

Amante do futebol americano, torcedor dos Cowboys e discente de Ciências Sociais na UFSCar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo