Opinião

O que os números contam sobre a derrota na Semana 3

Depois de 2 jogos difíceis contra Los Angeles Rams e Falcons, o Dallas Cowboys viajou até o CenturyLink Field para enfrentar a equipe de Russel Wilson e cia.

Depois de uma fervorosa vitória na semana 2, os sentimentos dos torcedores dos Cowboys para o jogo contra o Seattle eram mistos, por um lado, estavam empolgados com o ataque liderado por Dak Prescott, por outro, preocupado com a defesa e principalmente com a secundária.

 

 

No fundo do campo

E não era para menos, Russel Wilson, assim como Matt Ryan, acionam muito bem seus recebedores com bolas longas.

Aqui, trago um gráfico que mostra os lançamentos feitos por Matt Ryan na semana 2 e Russel Wilson na semana 3, reparem no quadrado vermelho.

Nesta seleção que fiz, Russel Wilson, quando acionou seus recebedores teve 11 tentativas de passe, 7 completos, sendo 2 para touchdown (esse número só não é 3 porque D.K. Metcalf cometeu um erro grotesco e Trevon Diggs impediu o TD com um turnover).

Matt Ryan, por sua vez, teve 11 tentativas de passe, 6 completos e 3 touchdowns.

Se há um setor que fere o Dallas Cowboys, este é a secundária da equipe.

 


A linha ofensiva

Se eu te dissesse que Ezekiel Elliot é apenas o 35º RB em jardas corridas/tentativa, deveria soar absurdo, certo? Porém, isso é a realidade.

Aqui, alguns nomes que possuem mais jardas corridas por tentativa que Zeke: Adrian Peterson, Myles Gaskin, Kenyan Drake, etc.

Isso é culpa do running back? Não.

O problema do jogo corrido dos Cowboys se encontra na linha ofensiva da equipe.

O torcedor que acompanha a equipe desde pelo menos 2016, não esperava ouvir tão cedo a linha ofensiva do Dallas Cowboys como um problema, porém, é uma realidade que o time enfrenta.

Travis Frederick, que sofria da síndrome de Guillain-Barré, se aposentou no fim da temporada de 2019.

La’el Collins, um dos jogadores que mais melhorou de 2018 para 2019, vem sofrendo com uma lesão no quadril e sua volta não deve acontecer tão cedo.

Cameron Irving sofreu uma lesão no joelho e seu retorno é esperado para novembro.

Tyron Smith sofreu uma lesão no pescoço no primeiro jogo da temporada e perdeu os jogos 2 e 3.

Com isso, o Dallas Cowboys havia iniciado o jogo contra Seattle com dois OT’s não draftados (Knight e Steele), Connor Williams, Zack Martin e Joe Looney. Durante o jogo, Steele foi bancado, assim, Zack Martin foi movido para RT, Joe Looney para RG e Tyler Biadasz (Center de Wisconsin draftado na quarta rodada do Draft de 2020) foi a campo na posição de C. Isso, apesar de deslocar Martin, grande jogador em sua posição, surtiu efeitos de melhora na linha.

O líder de sacks na NFL até o momento custa ocupa apenas 0,62% do espaço na folha salarial do Dallas Cowboys

Aldon Smith é uma das melhores surpresas para o torcedor do Dallas Cowboys. Em 3 jogos, soma 4 sacks, 20 tackles, sendo 3 para perda de jardas e 6 hits no QB. Isso tudo recebendo apenas US$2 milhões de dólares. É hora de pensar em uma renovação, afinal, impedir um jogador como Smith de se tornar um agente livre é a melhor opção caso Dallas esteja considerando mantê-lo por mais anos na equipe.

 


Recebedores

Durante a pré-temporada, muito se esperava da junção de talentos entre Amari Cooper, Michael Gallup e Blake Jarwin. No Draft, Jerry Jones selecionou Ceedee Lamb e deixou o jogo aéreo ainda mais perigoso.

De maneira muito infeliz, Blake Jarwin, no primeiro jogo da temporada, rompeu os ligamentos do joelho e foi dada a notícia de que o jogador perderia toda a temporada. Com isso, a preocupação era em relação a tight ends, afinal, Dak Prescott adora lançar para jogadores dessa posição e Dalton Schultz, até o momento, pouco tinha aparecido.

Porém, os próximos dois jogos mostrariam que o jogador tem gasolina no tanque. Na semana 2 e 3, Schultz foi acionado 16 vezes, tendo 13 recepções que resultaram em 136 jardas e 1 touchdown.

Lamb, 17ª escolha geral do Draft em 2020 soma as seguintes estatísticas: 21º em targets, 17º em recepções, 16º em jardas recebidas, 4º em recepções para mais de 20 jardas.

Amari e Gallup possuem juntos 54 targets, 36 recepções, 513 jardas recebidas e 1 touchdown. Estatísticas como essas só se tornam possíveis quando se possui um grande quarterback, como Dak Prescott vem sendo até aqui.

Existem diversos números e gráficos que poderia trazer aqui, porém, me ‘’restringi’’ a estes citados acima porque acredito que eles sejam responsáveis pelos pontos mais notáveis do time da américa até o momento da temporada regular.

 

 

Victor Guastaldi

Amante do futebol americano, torcedor dos Cowboys e discente de Ciências Sociais na UFSCar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo