Opinião

O que podemos esperar de Michael Gallup nesta temporada?

No Draft de 2018, o Dallas Cowboys utilizou sua escolha de 3ª rodada em Michael Gallup. Até então, necessitado de jogadores de qualidade na posição, o calouro teve um início lento na equipe, tendo apenas 7 recepções nos primeiros 6 jogos da temporada.

Porém, no 7º jogo, contra o Washington Redskins, Gallup fez um excelente jogo e terminou a partida com 3 recepções, 81 jardas e 1 touchdown recebido.

Nos 11 jogos restantes, incluindo o Wild Card e o Divisional Round, Gallup  teve 535 jardas e 3 touchdowns em 33 recepções.

 


A temporada de 2019

Antes do início da última temporada, a decisão sobre a qualidade de Michael Gallup não era unânime entre os torcedores dos Cowboys. Alguns diriam que o sophomore não tinha qualidade para se tornar um recebedor sólido na liga, outros apostavam nele como uma ameaça no fundo de campo e, por fim, uma parte via Michael Gallup como um possível WR2 para Dak Prescott.

E foi isso que aconteceu.

Em seus 14 jogos na temporada, o jogador contabilizou 66 recepções, isto é, o dobro de sua marca como calouro, 1107 jardas recebidas (21º da liga) e 6 touchdowns. Em 4 ocasiões, o recebedor teve mais de 100 jardas em uma partida.

Na tabela abaixo, utilizando a ferramenta do Pro Football Reference, selecionei dados de 2019 de wide receivers com mais de 1000 jardas recebidas , com exceção de Davante Adams, com 997.

Nela, podemos ver como Gallup figura entre alvos número 1 de várias equipes, como John Brown, Tyler Lockett, Julian Edelman etc.

Estatísticas como essas, fizeram Gallup superar mais da metade dos wide receivers 1 da liga, atrás apenas de 17 deles.

Nesta tabela, vemos todos os wide receivers com mais de 1100 jardas recebidas em seu segundo ano da liga, desde 2000.

 


O que esperar de sua terceira temporada

Durante a pré-temporada de 2020, o Dallas Cowboys passou por uma mudança na staff da equipe. Essa, por sua vez, decidiu não renovar com Randall Cobb, recebedor que atuou no Slot na maioria de seus snaps e recrutar CeeDee Lamb com a escolha 17 no Draft.

De maneira inesperada, os Cowboys conseguiram recrutar o melhor wide receiver da classe e, com isso, vieram os questionamentos sobre como alinhar Amari Cooper, CeeDee Lamb e Michael Gallup da melhor maneira.

Recentemente, em uma entrevista para a FOX, Lamb foi perguntado se seria um problema para ele atuar no slot e sua resposta foi ‘’eu realmente não tenho preferência, mas ocuparia o slot […] eu gosto do slot, com certeza.’’

Sendo assim, o esperado é que Amari Cooper alinhe como 1, Gallup como 2 e Lamb, por sua vez, alinhe no flex, se tornando uma ameaça de ganho de jardas após o contato, algo que faltava na equipe.

Por fim, acredito que Michael Gallup ainda não encontrou seu teto de produção e deve superar seus números de sophomore em sua terceira temporada como profissional. Resta a nós torcer para que esse trio de recebedores se torne o mais letal da NFL, uma vez que possui habilidade de sobra para tal.

Victor Guastaldi

Amante do futebol americano, torcedor dos Cowboys e discente de Ciências Sociais na UFSCar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo