Notícias

31 anos da compra do Dallas Cowboys por Jerry Jones

25 de fevereiro de 2020 marca o 31º aniversário da compra do Dallas Cowboys por Jerry Jones. Para comemorar seu 30º aniversário, David Moore, do SportsDay, escreveu uma matéria muito interessante sobre a venda da franquia. O artigo foi publicado no The Dallas Morning News em 25 de fevereiro de 2019. Abaixo vai o texto com as datas e valores atualizados, exceto no caso das frases das entrevistas, que vão mantidos.

 

31 anos atrás, Jerry Jones entrou no escritório do H.R. “Bum” Bright na Stemmons Freeway e atirou um pedaço de papel.

“Nesses valores você tem um comprador”, disse ele.

Bright se aproximou da mesa. Ele leu a oferta e se levantou para estender a mão. Os dois homens tremeram.

Jones comprou os Cowboys por US$ 140 milhões em 25 de fevereiro de 1989. A Forbes agora estima o valor da franquia em US$ 5 bilhões, tornando-a a propriedade esportiva mais valiosa do mundo.

Muita coisa aconteceu nas semanas e meses que antecederam a venda. Uma das mais interessantes aconteceu cinco semanas antes, quando a família se reuniu no apartamento da filha de Jones, Charlotte, em Washington DC, para discutir a compra da franquia.

“Lembro-me disso como se fosse ontem”, disse Charlotte Jones Anderson.

Jerry Jones e seu filho mais velho, Stephen, estavam em San Diego para uma conferência de energia no final dos anos 80, quando o patriarca leu no jornal de San Diego que os Cowboys estavam à venda. Jerry Jones fez algumas ligações após a conferência, quando os dois já estavam em Cabo San Lucas para relaxar.

Em vez de voltar para seus escritórios em Little Rock após a viagem para Cabo, os dois homens foram direto para Dallas para começar a olhar a contabilidade. Isso era algo que Jerry Jones queria alcançar, mas apenas se recebesse as bênçãos de sua esposa, Gene, e dos três filhos.

Jerry e Gene estariam em Washington DC para a posse do presidente George H. Bush em 20 de janeiro. Jerry Jr. era calouro em Georgetown. Charlotte se formou em Stanford e trabalhava como assessora do deputado Tommy Robinson, representante do Arkansas.

Era o momento perfeito para uma reunião de família. Stephen acompanhou seus pais até Washington. Todos se reuniram na residência de Charlotte em um apartamento na região do porto de Washington algumas horas antes de partirem para a inauguração.

Capa do jornal The Dallas Morning News de 25 de fevereiro de 1989.  Jerry Jones estaria próximo da compra do Dallas Cowboys e havia o indicativo de que o novo treinador seria Jimmy Johnson. (Cathy Harasta | Bernie Miklasz)

“Ele disse: ‘Adivinhem, eu quero comprar o Dallas Cowboys'”, lembrou Jones Anderson. “Achamos que ele estava louco, porque parecia pior analisando os dados do que na realidade.”

“Mas quando você o olhava, qualquer um poderia sentir isso, ele estava com uma imensa paixão e energia.”

A família conversou por uma ou duas horas antes de partir para a posse. Jerry Jones fez questão de dar conhecimento de que o parecer de seus consultores financeiros era contrário ao negócio. A família abordou a magnitude do investimento e a necessidade do compromisso de todos para fazer tudo dar certo.

Gene Jones falou sobre o quão emotivo foi esse encontro, porque “todos sabíamos que nossas vidas estavam mudando”. A família conversou mais sobre a compra quando voltou da posse. Eles continuaram a analisar sobre o assunto durante o final de semana.

Antes de Jerry e Gene voltarem a Little Rock, o sentimento foi unânime.

“Foi como ‘ok, estamos dentro'”, disse Jones Anderson. “‘Vamos.'”

“Não sei se alguém quer admitir que já se passaram 30 anos. É um marco incrível. Acho que passou rápido demais.”

“No momento em que você está tão apaixonado, empolgado e entusiasmado com o que está fazendo, por ter a oportunidade de se envolver nos Cowboys do jeito que estamos, estará sempre cheio de muitas emoções.”

Três campeonatos no Super Bowl, um estádio espetacular e um impressionante desenvolvimento de escritórios de uso misto posteriormente, o trabalho continua. A comissão técnica está rumando em seguida à Indianápolis para o Combine.

“Eu realmente posso dizer isso genuinamente”, disse Jerry Jones. “Não trabalho em outra coisa há 30 anos. Tem sido esse tipo de experiência. Todo dia tem sido uma experiência crescente. A NFL e o Dallas Cowboys me transformaram em algo que eu jamais teria me tornado.”

“Minha lição aqui, se houver algo, se você conseguir alguma coisa que simplesmente faz despertar sua imaginação todos os dias, então você crescerá com ela. E, consequentemente, eu não sou a mesma pessoa que era há 30 anos, apenas entusiasmo, idéias. Estou mais entusiasmado sentado aqui hoje do que há 30 anos”.

Jones Anderson falou sobre os altos e baixos e tudo mais.

“Tem sido uma vida incrível, nos últimos 30 anos”, disse ela.

“Estamos ansiosos pelos próximos 30.”

 


Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.

Fonte
Dallas Morning News

Diego Barros

Torcedor do Dallas escondido no velho oeste do Rio Grande do Sul. Veterano na torcida desde a década de 90, louco para recuperar o Lombardi.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo