Notícias

Kellen Moore expandiu os conceitos ofensivos de Jason Garrett em sua grande estreia como OC

Aplausos continuam a crescer para uma estreia empolgante.

Kellen Moore tocou todas as notas certas. Um coordenador ofensivo dos Cowboys não tinha sido tão magistral em sua estreia, não tinha provocado esse nível de emoção e antecipação desde… Bem, desde o que Jason Garrett fez 12 anos atrás.

Antes de se tornar treinador, Garrett era considerado uma das mentes jovens e inovadoras da NFL. O fato de esse ataque precisar de uma infusão de novas ideias de um jogador de 31 anos, apenas dois anos afastado de sua carreira de jogador, faz parte do ciclo da NFL.

Paralelos entre Garrett e Moore – quarterbacks reservas da liga, com ascensões rápidas como coordenadores ofensivos – são impressionantes. Os conceitos básicos do que levou à vitória dos Cowboys por 35 a 17 sobre o New York Giants foram adotados por Garrett.

Moore os elevou, pelo menos neste primeiro jogo, com algumas variações criativas. Ele comandou um ataque que marcou mais pontos do que em todos os outros jogos, exceto dois, da última temporada, mantendo-se fiel aos princípios ofensivos dos Cowboys.

“Kellen fez um trabalho muito, muito bom no jogo”, disse Garrett durante sua entrevista coletiva na segunda-feira. “Ele estava muito confortável. Ele não hesitou. Ele sentia muito bem o que queria fazer. Ele colocou os caras em boas posições e realmente executou o plano”.

“Mais uma vez, achei que ele fez um excelente trabalho no jogo”.

Os Cowboys foram dominantes no jogo terrestre? Não. A equipe correu para apenas 89 jardas, ficando classificado na parte inferior da liga, indo para a Semana 2.

Mas você não precisa vencer um oponente se submetendo apenas a correr com a bola. Moore usou a ameaça da corrida para explorar a defesa do Giants pelo alto.

“É melhor você correr quando está jogando com esse time”, disse o quarterback Dak Prescott. “Eu não me importo se ele esteve fora ou não. Foi o que fizemos por vários anos e continuaremos fazendo isso.”

“Essa é a nossa história. Você vai jogar com a corrida, e é melhor respeitá-la, porque vamos continuar fazendo isso. Quando conseguimos correr com a bola, isso apenas abre outras possibilidades”.

Prescott teve 32 tentativas de passe contra os Giants. O play-action foi acionado em 15 desses lances. Ele completou 14 dessas tentativas para 207 jardas e três touchdowns, de acordo com o Pro Football Focus.

Play-action fazia parte do repertório dos Cowboys, sendo usado numa média de uma vez a cada quatro jogadas na última temporada.

O retorno de Ezekiel Elliott cinco dias antes da abertura da temporada levou em consideração essa abordagem. O principal corredor da liga esteve em campo por apenas 37 snaps no domingo, com 13 carregadas e uma recepção.

Sua carga de trabalho obviamente aumentará a partir do jogo desta semana contra Washington. Mas isso não significa que os Cowboys vão abandonar o uso do play-action no jogo aéreo.

“O que Zeke foi capaz de fazer nos últimos anos, queremos poder continuar desenvolvendo e abraçar isso”, disse Moore. “Existem algumas outras coisas aqui e ali em que podemos polvilhar.”

Todas as equipes atacam deficiências defensivas. Moore fez um bom trabalho nisso em seu primeiro jogo da temporada regular.

Janoris Jenkins, do New York Giants, é um cornerback comprovado nesta liga que esteve no Pro Bowl. DeAndre Baker é uma escolha promissora de primeira rodada, vindo de Georgia.

Quem você acha que os Cowboys exploraram? É só reparar qual jogador foi batido por Amari Cooper em seu touchdown de 21 jardas no final do primeiro tempo – Baker.

“Naturalmente, você sempre está ciente dos aspectos pessoais”, disse Moore. “Janoris teve muito sucesso nesta liga. Sentimos que ele é um cara muito talentoso”.

“Quanto mais variedade você puder dar a eles, mais coisas eles terão que se preocupar e talvez você possa conseguir algumas vantagens aqui e ali”.

O que Moore e esse ataque farão por um bis? Os Cowboys não pararam com os 45 pontos marcados no primeiro jogo de Garrett como coordenador ofensivo. A equipe alcançou em média 37,7 pontos nos quatro primeiros jogos da temporada de 2007 e terminou em segundo lugar na liga, com uma média de 28,4 pontos.

“Sinto que foi um bom começo de temporada”, disse Moore. “Espero que possamos continuar a desenvolver isso e extrair algumas coisas diferentes”.

Kellen Moore é o quarto coordenador ofensivo a comandar o ataque num jogo dos Cowboys nos últimos 12 anos. Aqui está uma comparação para mostrar como ele se destacou em sua estreia:

OC Temporada Jardas TD’s Pontos
Jason Garrett 2007 478 6 45
Kellen Moore 2019 494 5 35
* Bill Callahan 2013 331 2 36
Scott Linehan 2014 382 2 17

*Os Cowboys tiveram dois touchdowns defensivos naquele jogo que acompanharam os dois do ataque.

 

 


Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.

Fonte
The Dallas Morning News

Carlos Ramalho

Sofreu do famoso amor à primeira vista com a NFL em 2010 e se encantou com os Cowboys no mesmo ano. Desde então, segue fielmente o Time da América!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo