No frio de Green Bay, Cowboys enfrenta o Packers em jogo de vida ou morte
Depois da vitória suada contra o Detroit Lions, em jogo que bateu recorde de audiência, o Dallas Cowboys conheceu seu próximo adversário da pós-temporada: o Green Bay Packers. Ao contrário de Detroit, Green Bay jogará em casa, em um jogo que promete temperaturas muito baixas e uma memória ao Ice Bowl. Preparado, o Dallas Cowboys vai ao jogo com apenas um pensamento: vencer.
Podcast
Na edição de número 19, o podcast vem com sua formação completa para analisar o, até o momento, jogo mais feliz da temporada: a vitória sobre Detroit. Analisando todos os jogadores e os lances polêmicos, o pod te deixa por dentro da situação do Cowboys contra o forte Packers. Analisando Green Bay, o podcast mostra como parar Aaron Rodgers e o que o Cowboys precisa fazer para vencer a partida. Gostou? Então clique aqui e ouça!
Fique de Olho
- DeMarco Murray
Será difícil para ambas as equipes estabelecer o jogo aéreo jogando no frio de Green Bay. A baixa temperatura e o vento dificultam os lançamentos e com isso o jogo terrestre deve ser muito utilizado. DeMarco Murray liderou a NFL em jardas corridas durante a temporada regular, e pode ter uma grande partida jogando contra a 10ª pior defesa contra o jogo terrestre da liga. Murray conseguiu 75 jardas em 19 carregadas contra a forte defesa do Lions na semana passada. Para o Cowboys sair com a vitória, o camisa 29 precisa ter um grande jogo para que o ataque do Cowboys consiga bons avanços, e assim deixar Aaron Rodgers e o ataque do Packers fora do campo.
- Jeremy Mincey
Aaron Rodgers está lidando com uma lesão em sua panturrilha e sua mobilidade deve ser afetada no jogo de domingo. A defesa do Cowboys precisa tirar proveito disso, pressionando Rodgers e fazendo com que ele tenha que forçar passes de dentro do pocket, sem conseguir estender a jogada como ele normalmente faz quando saudável. Jeremy Mincey tem sido um dos melhores pass rushers do Cowboys na temporada, tendo conseguido 6 sacks e 37 pressões nos quarterbacks adversários. Mincey conseguiu mais um sack na semana passada e pressionou Matthew Stafford outras 5 vezes. Mincey precisa repetir a grande atuação da semana passada para que a defesa do Cowboys consiga deixar Rodgers desconfortável no pocket.
- Dez Bryant
Bryant teve um jogo apagado na primeira partida do Cowboys nos playoffs, recebendo apenas 3 passes para 48 jardas. O camisa 88 liderou a NFL em touchdowns durante a temporada regular, e passou das 1.300 jardas recebidas pelo terceiro ano consecutivo. Se o jogo terrestre do Cowboys funcionar no início da partida, a defesa de Green Bay será obrigada a colocar mais um jogador próximo a linha de scrimmage deixando Bryant em marcação individual com ou Tramon Williams ou Sam Shields. Dez tem qualidade para ganhar os duelos contra os cornerbacks do Packers, e precisa jogar melhor que na semana passada para que o Cowboys continue vivo na busca pelo Troféu Lombardi.
- Aaron Rodgers
Provavelmente, Rodgers ganhará seu segundo MVP nessa temporada. O quarterback do Packers completou 65.4% de seus passes na temporada regular, e lançou para 4.381 jardas com 38 touchdowns e apenas 5 interceptações. Os números de Rodgers são ainda mais impressionantes quando ele joga em casa. Foram 25 touchdowns e nenhuma interceptação jogando no Lambeau Field em 2014. A última vez que Rodgers lançou uma interceptação jogando em casa, foi na semana 13 da temporada de 2012.
O camisa 12 do Packers vem lidando desde a semana 16 com uma lesão em sua panturrilha e provavelmente terá sua mobilidade prejudicada, afetando seu rendimento, já que ele é muito eficiente quando sai do pocket. Mesmo com a mobilidade reduzida, Rodgers tem qualidade suficiente para achar seus recebedores de dentro do pocket e a defesa do Cowboys precisa jogar em alto nível para parar o forte ataque aéreo do Packers.
- Clay Matthews
Matthews é um dos melhores jogadores da defesa do Packers e pode fazer a diferença em qualquer partida. Durante a temporada regular, Matthews chegou a jogar tanto como Outside Linebacker como também de Inside Linebacker. Quando joga como Outside Linebacker, sua principal função é atacar o quarterback, e Matthews é um dos melhores pass rushers da NFL. Ele conseguiu 11 sacks e pressionou os quarterbacks adversários outras 28 vezes na temporada regular. Quando está posicionado como Inside Linebacker, sua principal função é parar o jogo terrestre, e Matthews conseguiu 61 tackles em 2014. A linha ofensiva do Cowboys precisa ter uma grande partida para deixar Matthews longe de Romo e também para abrir espaço para as corridas de DeMarco Murray.
Desfalques
- Dallas Cowboys
Doug Free tem sua participação no jogo dada como duvidosa, e não deve jogar.
Anthony Hitchens, Rolando McClain, Terrell McClain e Jeremy Mincey estão listados como questionáveis.
- Green Bay Packers
Aaron Rodgers está listado como provável para a partida, mas deve jogar.
Sean Richardson está listado como questionável.
O que esperar
Muito frio. A máxima prevista em Green Bay no dia da partida é de -6°C. A baixa temperatura e o vento podem ser um grande fator, dificultando o jogo aéreo de ambas as equipes. O frio deve danificar o gramado, que estará duro e escorregadio. Com isso, as duas equipes devem tentar estabelecer o jogo terrestre. Essa foi a característica de Dallas durante toda a temporada, utilizando a forte linha ofensiva e DeMarco Murray para conseguir bons avanços, controlar o relógio e deixar o ataque em situações de terceiras descidas curtas.
O ponto forte do ataque de Green Bay é Aaron Rodgers e o jogo aéreo, porém com a lesão do quarterback, o Packers deve confiar em Eddie Lacy e o 11° melhor ataque terrestre da liga para atacar a defesa de Dallas. Rodgers não lança uma interceptação jogando em casa desde a semana 13 da temporada de 2012, e a defesa do Cowboys, que forçou 15 turnovers nas últimas 5 partidas, deve buscar outras maneiras de parar o ataque de Green Bay.
Assim como o ataque de Dallas, o ataque do Packers conta com vários jogadores que contribuem bastante. Além dos running backs Eddie Lacy e James Starks, Jordy Nelson, Randall Cobb, Davante Adams e Andrew Quarless lideram o ataque aéreo. A defesa do Cowboys precisa estar preparada para parar todos esses jogadores se quiser ter sucesso na partida.
A defesa de Green Bay deve mandar várias blitz para cima de Romo após o sucesso que Detroit obteve mandando mais de 4 jogadores para cima do quarterback de Dallas na semana passada. Dessa vez, Romo precisa fazer um melhor trabalho identificando as blitz e precisa se livrar mais rapidamente da bola para não levar muitos sacks. Dez Bryant deve receber marcação dupla mais uma vez, e com isso, Jason Witten, Terrance Williams e Cole Beasley precisam jogar bem para que o ataque aéreo do Cowboys funcione.
Se estabelecer o jogo terrestre no começo da partida, a defesa do Packers será obrigada a colocar mais jogadores no box, deixando Bryant em marcação individual, da qual ele pode tirar proveito. O ‘Ice Bowl II‘ tem tudo para ser um grande jogo. Quem levar a melhor, enfrentará ou Seattle ou Carolina na final da NFC.
Uma vitória do Dallas Cowboys daria…
- Um recorde em jogos da fase divisional dos playoffs de 16-9;
- Um fim a uma sequência de três derrotas seguidas em jogos da fase divisional dos playoffs;
- Um recorde geral da pós-temporada de 35-25;
- A 17ª ida da franquia à final de conferência, e a primeira vez desde 1996, quando enfrentou o mesmo Green Bay Packers;
- Um recorde de 5-2 nos playoffs contra Green Bay, sendo a quinta vitória consecutiva;
- A primeira vitória da história do Dallas Cowboys em Green Bay na pós-temporada.
Curiosidades
Green Bay Packers e Dallas Cowboys são, indiscutivelmente, duas das franquias mais tradicionais da NFL. Com 37 partidas entre as equipes, a vantagem é do time texano, mas bem apertada. Na temporada regular, 16 vitórias de Dallas e 15 de Green Bay, enquanto na pós-temporada esse recorde é de 4-2 para o Cowboys.
Apesar disso, o retrospecto recente é todo favorável ao Packers: nas três últimas partidas entre as equipes, três vitórias do time de Wisconsin. A última, em Dallas, foi da forma mais dolorosa possível: vitória de 37 a 36 para o Packers, que começou o terceiro quarto perdendo por 26 a 3.
Apesar disso, o retrospecto na pós-temporada favorece ao time de Dallas. Mesmo tendo p
erdido os dois primeiros jogos entre as equipes, sendo o segundo deles o famoso Ice Bowl, o Dallas Cowboys venceu as outras quatro, sendo a última partida a final de conferência da temporada de 1995. Com 150 jardas de Emmitt Smith e dois touchdowns de Troy Aikman para Michael Irvin, o Cowboys venceu o Packers de Brett Favre por 38 a 27, ganhando a conferência e, mais tarde, o Super Bowl.
Transmissão
Ao contrário da última semana, o jogo será às 16h05 no horário de Brasília, no dia 10/1 (domingo). Por ser um jogo de pós-temporada, tanto a ESPN quanto a Esporte Interativo transmitem a partida com exclusividade para o Brasil. Nosso twitter, como sempre, fará o tempo real completo.