Kellen Moore se torna o favorito para o cargo de offensive coach do Dallas Cowboys
Uma das opções discutidas para ocupar o cargo de coordenador ofensivo do Dallas Cowboys para a próxima temporada é Kellen Moore, ex-quarterback do time. Ainda mais que isso, segundo fontes, ele é um dos favoritos.
Os funcionários do clube passaram os últimos dias discutindo sobre qual seria o perfil ideal para substituir Scott Linehan, demitido recentemente do cargo. Grande parte dessa conversa foi ocupada na discussão sobre a necessidade de o head coach Jason Garrett ter ou não que assumir um papel mais ativo no ataque. Portanto, diferentes candidatos e estratégias sobre como estruturar a equipe de treinadores ofensivos ainda estavam em jogo nos últimos dias.
Um exemplo das mudanças decorrentes dessas conversas é que, dependendo da decisão, pode ser que abra uma uma vaga de coordenador de passes – uma posição que não existe atualmente.
Não está claro se, no momento, o clube pretende realizar entrevistas para a posição de offensive coach antes de ter toda a estratégia definida. Isso ficará evidente nos próximos dois ou três dias.
O que ficou claro é a enorme consideração que o Dallas Cowboys tem por Kellen Moore. Sua carreira de seis anos na NFL terminou há um ano, quando ele aceitou o emprego de treinador de quarterbacks da equipe. Sua boa convivência com Linehan também estabeleceu as bases para a transição da equipe de técnicos. No entanto, o ex-coordenador ofensivo não foi o seu único defensor.
Pouco depois de Moore ser contratado para o coaching staff, o vice-presidente executivo da franquia, Stephen Jones, disse aos repórteres que a aptidão de Moore para o jogo e a sua rápida transição para o trabalho extra campo o fez lembrar da ascensão de Garrett, que também aconteceu logo em seguida ao fim da carreira de jogador.
“Eu acho que Kellen tem essa característica igual à dele [Garrett]”, disse Jones no ano passado. “Acredito que Kellen será um ótimo treinador”.
Outro ex-quarterback do Cowboys, Jon Kitna, foi escolhido para o cargo que atualmente é ocupado por Moore. Kitna, que é coordenador ofensivo do San Diego Fleet, que joga na Alliance of American Football, concordou em se juntar ao Time da América como treinador de quarterbacks, segundo relato da ESPN.
Sendo assim, a contratação de Kitna significa que Moore está subindo. Mas a questão sobre como ele se encaixaria na estrutura ofensiva de Doug Nussmeier e Sanjay Lal, treinadores de tigth ends e wide receivers, sucessivamente – e se o coaching staff necessitaria de mais alguém além de Kitna -, ainda permanece em discussão.