Notícias

Vander Esch, sobre a lesão de Sean Lee: “É a minha vez de assumir as coisas e liderar o time.”

Há pouco mais de um ano, Leighton Vander Esch fazia a sua primeira partida como titular pela Boise State, marcando 7 tackles e realizando um sack, em vitória contra a Troy University.

Vander Esch, escolha de primeira rodada do Dallas Cowboys no draft de 2018, fará seu primeiro jogo como titular na NFL, contra o Detroit Lions, neste domingo (30), substituindo o linebacker Sean Lee, este com lesão na coxa.

Essa será apenas a 36ª partida que Vander Esch fará no futebol americano de 11 jogadores por time; e a 15ª como titular na modalidade.

“Grande parte da avaliação feita sobre ele diz respeito à sua dinâmica, sua inteligência e seus instintos para o jogo,” disse o técnico dos Cowboys, Jason Garrett.

Há cinco anos, Vander Esch jogava futebol americano de 8 homens na Salmon River High School, em Riggins, no estado de Idaho. Na época, ele era muito maior e mais rápido que os outros jogadores.

Fator esse que não será o caso de domingo e nem foi o dos três primeiros jogos desta temporada. Porém, isso não o impediu de produzir. Os treinadores dos Cowboys creditaram a ele 20 tackles em apenas 78 snaps. Ele teve 11 tackles contra o Seattle Seahawks, além de mais um para perda de jardas. O jogador considerou a sua atuação “muito sólida”.

“Você tem que estar pronto para o que quer que seja”, Disse Vander Esch. “Há uma razão para eles terem me escolhido na primeira rodada e eu preciso viver de acordo com com isso. Então, quando eles precisarem de mim, eu estarei lá.”

Apesar de Lee ser o principal responsável pela segurança defensiva do time, os Cowboys sentem que, nesta temporada, mesmo com a sua ausência no momento, ainda estarão protegidos por conta da saúde melhorada de Jaylon Smith e da inserção de Vander Esch no elenco.

“Sean Lee é, definitivamente, um linebacker especial nesta liga”, disse o jogador de linha defensiva dos Cowboys, Tyrone Crawford. “Ele sabe muito sobre o jogo. Ele é, claramente, um grande estudioso do jogo, além de ser um jogador incrível. Te-lo lá definitivamente ajuda. Ele é um veterano, ele sabe o que fazer. E ele está nisso há muito tempo.”

“Mas nós temos outros caras que chegaram depois do Sean, e a presença dele indiscutivelmente ajuda. Ele ainda será o Sean Lee. Ele vai estar ativo na sala de reuniões e o treinador irá falar aos caras do jeito que eles precisam ouvir. Eu tenho total confiança na forma como eles irão jogar. Não estou preocupado com eles perdendo o ritmo.”

Vander Esch acha que ter jogado futebol americano com oito jogadores no passado ajudou no seu desenvolvimento para o estilo convencional, com 11 homens. Ele tinha que ver os espaços abertos e reagir.

“Você tem que ser um jogador dinâmico”, disse o calouro.

O linebacker disse que ter três jogadores a mais no campo foi um pouco diferente nos primeiros treinamentos na Boise State. Alguns colegas de equipe, a princípio, até o provocaram sobre o fato de ele ter vindo do jogo de oito homens, mas o coordenador ofensivo do time dos Broncos, Andy Avalos, disse que isso acabou rapidamente quando viram Vander Esch atuar nos treinos.

“Eu só precisava jogar, jogar rápido, jogar agressivamente, ser apenas quem eu era como atleta. Apenas fazer jogadas”, disse Leighton. “Se você é um atleta, você encontrará uma maneira de fazer jogadas de forma independente. E então a sua preparação te leva muito além.”

Em setembro do ano passado, ele estava se preparando para jogar contra a Troy. Hoje, é no quarterback Matthew Stafford e na linha ofensiva que anulou o ataque do New England Patriots em quem ele está pensando. Vander Esch tenta manter a mentalidade do seu início no college para o primeiro jogo como titular da NFL.

“Eu apenas estava pronto para ir”, disse o jogador. “Quero dizer que foi nessa hora. Foi a minha vez de assumir as coisas e liderar o time.”

Doze meses após a sua primeira partida no futebol americano de 11 jogadores, ele está em uma situação semelhante.

“Você não pode se estressar se as coisas estão muito difíceis ou não”, disse Vander Esch. “Eu estou aqui por um motivo e tenho que confiar em mim mesmo porque, se não fosse para estar aqui, eu não estaria. Você tem que ter total confiança em si mesmo. Você não pode ficar olhando para as suas costas. Você tem que estar voltado para a frente e em modo de ataque o tempo todo. Essa é a forma com a qual eu lido com as coisas. Eu não posso me sentar. Eu tenho que ir, ir e ir, o tempo todo.”

Fonte
ESPN

Ivan Cruz

Aprendeu tudo o que sabe sobre Futebol Americano através do Madden. Tem muita sorte por ter sido acolhido pelas maiores e melhores torcidas do mundo: Dallas Cowboys e Flamengo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo