O running back do Cowboys Ezekiel Elliott deu mais um passo para estar em campo durante toda a temporada de 2017.
Apesar da sua suspensão de seis jogos, Elliott foi permitido jogar essa temporada por causa do juiz Amos Mazzant, que concedeu um efeito suspensivo no dia 9 de setembro que preveniu a NFL de suspender Elliott enquanto seu caso não passasse pelo sistema de justiça americana.
Depois de Mazzant tomar sua decisão, a NFL rapidamente tentou derrubá-la, mas acabou sofrendo outra derrota. Em uma decisão nessa segunda, Mazzant recusou o pedido da NFL para uma situação emergencial de sua liminar. Se Mazzant tivesse garantido o pedido, sua decisão teria sido revertida e provavelmente resultaria na suspensão de Elliott em 2017.
No lugar, a decisão de Mazzant significa que a NFL terá que levar o caso para o Tribunal de Apelação dos Estados Unidos no Quinto Circuito. A liga já registrou uma apelação no Tribunal do Quinto Circuito e está esperando uma decisão ainda essa semana. Se o tribunal decidir a favor da NFL, então a suspensão pode começar logo após a decisão for anunciada.
A boa notícia para Elliott é que o Quinto Circuito não tem um índice alto de reverter casos, o que significa que é improvável que revertam a decisão de Mazzant. Pelos números do advogado Daniel Wallach, apenas 7,2% dos casos foram revertidos em 2016 no local.
Na sua decisão de segunda-feira, Mazzant também pediu para o Quinto Circuito levar isso em consideração. Se a decisão for a favor de Elliott, então ele deve jogar toda a temporada. Caso não seja, então Zeke pode começar a servir a suspensão desde já.