Entrando em sua 15ª temporada na NFL, o tigh end Jason Witten continua sendo referência para os Cowboys. Ele é quem os jogadores procuram por orientação, inclusive nos momentos difíceis.
Witten esteve sábado à noite no Los Angeles Memorial Coliseum discutindo um tópico desconfortável. Ele apoia o colega de equipe Ezekiel Elliott, o espetacular running back, que está suspenso seis jogos por violar a política de conduta pessoal da NFL. Mas a luta contra a violência doméstica é algo pessoal para Witten, cuja própria família já passou isso quando ele era mais novo. Sua fundação lançou programas para tentar prevenir a violência doméstica.
A NFL diz que encontrou evidências de que Elliott agrediu uma mulher com quem ele teve uma relação íntima em julho de 2016. Witten deixou claro que ele não conhecia todos os detalhes do caso de Elliott.
“Não tenho conhecimento de toda a informação que aconteceu no ano passado”, disse Witten. “Eu diria: não há lugar para um homem colocar a mão em uma mulher. A maioria de vocês sabe que essa é uma situação que afetou minha família quando eu era mais novo… Eu tenho uma base para sair e falar sobre parar a violência doméstica”.
“Dito isso, Zeke continuou a treinar apesar disso. Quantos jogos (ele foi suspenso) e tudo mais, não é a gente que decide. Ele é nosso companheiro de time e continuar a treinar com ele e ter a oportunidade de crescer por isso, eu acho que é esse o nosso foco no momento”.
Witten disse que os Cowboys abordaram a suspensão como um time e eles discutiram a respeito com Elliott.
“Certamente, essas situações nunca são fáceis, mas Zeke é um colega de equipe meu”, disse Witten. “No ano passado, gostei de ter esse relacionamento com ele. Ele não é apenas um jogador extraordinário, mas a oportunidade de ter uma relação com ele e orientá-lo e ser uma personalidade veterana para ele como alguém que já passou por dificuldades nesse jogo há alguns anos, para crescer através disso junto, é isso que os companheiros de equipe fazem. Estou certo de que ele vai trabalhar isso e ser melhor e crescer a partir disso”.
Witten disse que a declaração de Elliott divulgada sexta-feira sobre querer amadurecer e ganhar a oportunidade que ele recebeu indica a abordagem correta para seguir em frente.
“Há um padrão para todos nós nesta liga que temos que seguir para jogar e viver”, disse Witten. “Você pega um companheiro de equipe e você o apoia de várias maneiras, mas isso não significa que você o torna seu padrão do que você representa. Estou confiante nisso porque é minha vida de muitas maneiras. Eu não levo isso levemente. Francamente, é incômodo ter a conversa no momento, mas você tem passar por isso e você está em posição de ser um líder e você continua a mostrar o caminho e permitir que os garotos cresçam”.
Além disso, as pessoas aproveitaram para questionar: como ficará o time do Cowboys sem o Elliott em campo na temporada regular que começa dia 10 de setembro contra o New York Giants.
“Nós vamos superar isso, porque é essa a nossa base”, disse Witten. “No ano passado, quando tivemos adversidades… nosso time se uniu. Suspeito que faremos o mesmo mais a frente. Esse é o meu trabalho, esse é o trabalho do treinador [Jason] Garrett, líderes desse time. Os caras vão intensificar-se. Na posição de running back, sentimos que temos muita profundidade lá e caras que jogaram em um alto nível por alguns anos na liga. É uma oportunidade para eles se manterem até Zeke retornar, e é isso o que nosso time fará.” encerrou Witten.