O safety Jeff Heath esperou cinco anos por este momento. Depois de apenas dez partidas como titular em quatro temporadas, o atleta agora contempla a possibilidade de disputar uma vaga na equipe inicial.
“É um sentimento bom”, disse Heath no último domingo (07). “Eu acho que ganhei essa confiança e estou pronto para competir. A competição extrai de você o seu melhor e o melhor da nossa equipe. Estou animado com esta oportunidade.”
Os Cowboys perderam Barry Church e J.J. Wilcox na free agency. Os dois, combinados, fizeram 16 jogos como strong safety, fazendo 162 tackles e 3 interceptações. Combinados, eles participaram de 1.262 snaps defensivos, enquanto que Heath jogou 238, 106 a menos do que a sua atuação no special team. Ele ainda fez 20 tackles na defesa, com uma interceptação e dois passes desviados, contribuindo com outros 7 tackles no time de especialistas.
“Todo mundo quer jogar mais”, disse. “Obviamente, eu sinto que quanto mais eu jogo, mais impacto eu consigo causar. É um pouco frustante quando você sente que não está contribuindo tanto para o jogo. Mas eu sei que meu papel é importante no time de especialistas e isso tem sido um aspecto negligenciado. O special team ganha e perde jogos, mas você não percebe isso até ele fazer alguma coisa muito errada ou louca.”
Os Cowboys podem ter deixado claro que eles depositam confiança em Heath. Com a saída de Church e Wilcox, a franquia foi atrás do modesto Robert Blanton na free agency e não selecionaram nenhum jogador para a posição até escolherem Xavier Woods na quinta rodada.
O treinador principal da equipe, Jason Garrett, comentou que vê em Heath o potencial necessário para disputar a vaga de titular na secundária.
“Cada vez que damos a ele uma oportunidade de jogar na defesa, ele faz algo realmente bom para a equipe”, afirmou Garrett no início do mês. “Ele faz tackles, interceptações, e isto demonstra que ele é digno de estar nesta conversa sobre a competição pela posição de safety titular.”