DraftOpinião

OS CARAS DO DRAFT | CB Chidobe Awuzie, Colorado

Informações do Jogador

Cornerback, nascido em San Jose, California. Com 1,82m e pesando 91kg, Awuzie não é o típico defensive back. Durante os seus quatro anos na Universidade de Colorado, o descendente de Nigerianos não foi um jogador que gerou muito interesse durante o seu High School. Como um jogador de duas estrelas, Chidobe Awuzie (Xî-dô-be Auu-ziê, é difícil, eu sei), recebeu propostas de universidades pouco badaladas, mas acabou optando pelos Buffs. Foi parte também da 16º melhor defesa do país em 2016 e teve um papel muito importante para esse acontecimento.

– Números

  • 4 temporadas
  • 48 jogos
  • 212 tackles
  • 53 tackles de assistência
  • 25 tackles para perda de jardas
  • 9 sacks
  • 3 interceptações
  • 25 passes defletados
  • 3 fumbles recuperados
  • 6 fumbles forçados

Pontos Positivos

Awuzie é um excelente jogador na cobertura em zona, tem uma leitura muito boa das jogadas e costuma se antecipar com muita velocidade. Melhorou consideravelmente o uso das suas mãos, dobrando o número de passes defletados de 2015 para 2016. Graças ao seu alto Football QI, consegue ler com facilidade os wide receivers e atacá-los durante screens e passes curtos. Tem experiência jogando tanto pelas laterais como no interior da defesa, tem velocidade e agilidade o suficiente para cobrir o slot receiver. Em 2015 foi o cornerback com a maior quantidade de jogadas que resultaram em sucesso da defesa (sem avanço ou perda de jardas), e também causou muitos problemas no backfield, com 8 sacks e 17 pressões nos últimos dois anos.

 

A velocidade que ele identifica o screen e ataca o wide receiver.
 
Ele mantem os olhos no quarterback e percebe o alvo antes do término da rota e avança até a bola.
 
Sua velocidade para se ajustar a algumas rotas, permite com que ele esteja sempre muito próximo dos recebedores.
 
Além de pressionar muito bem o quarterback quando vem para a bitz.
 
Mais um exemplo do seu poderio físico e sua inteligência em campo, novamente se antecipando ao identificar a jogada.

 


 

Pontos Negativos

Apesar de Chidobe ser muito rápido (foi 4,43 no Combine), mostrou algumas dificuldades em se recuperar, especialmente em passes longos. Não é o típico playmaker, teve apenas três interceptações nos últimos três anos, além de ter alguns problemas para tacklear outros jogadores. Normalmente vai muito alto e tenta fazer o uso da força ao invés da técnica para derrubar o adversário; perdeu 33 tackles nos últimos três anos e caso não melhore, terá mais problemas. Apesar de em 2015 ter jogado excepcionalmente bem contra a corrida, em 2014 e 2016 sofreu muito, especialmente no um a um contra o corredor e para tackleá-lo.

 

O que deveria ser uma terceira para cinco, vira uma primeira descida graças ao tackle mal executado.
 
Aqui ele tenta se adiantar ao bloqueio mas ao invés de tentar empurrar o bloqueador, passa “batido” e sofre o bloqueio.
 
Em uma situação de 1×1 perto da endzone, ele não mantem o seu corpo firme e tenta tacklear o running back com os ombros.
 
Em mais uma situação de tackle 1×1 ele vai muito alto e não consegue impedir o avanço.
 


 

Como se encaixa no Cowboys

Awuzie pode facilmente assumir a posição de nickel cornerback, especialmente depois da saída de Claiborne e Carr, deixando as laterais do campo para os nossos defensive backs mais experientes. Além é claro de poder trabalhar no box como mais um tackler e ajudar em situações contra corrida ou zone-blitz.

Nicolas Bargiela

Torcedor dos Cowboys desde 2007. Espera todos os anos que o time drafte alguém dos Longhorns, ex-técnico e corneteiro, se gaba de ter visto o Pro Bowl.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo