O título desse texto é uma pergunta que os torcedores e os especialistas se fazem há pelo menos dois anos. Um dos maiores tight ends da história da NFL (se não o maior) e o maior da história do Cowboys completará 35 anos em maio. Witten veio da universidade Tennessee no Draft de 2003 como uma escolha de terceira rodada, e desde de então tem sido essencial para o ataque do Cowboys e um dos jogares mais impressionantes da NFL.
Além de diversos recordes pelo Cowboys, Witten está perto de fazer mais história ainda na NFL, ele é o sétimo jogador com mais recepções na cerreira (1.089) e está a apenas 13 recepções atrás do 4º colocado na lista. Em 2017 ele deve passar nomes como Tim Brown, Cris Carter e Marvin Harrison. Ele também é o 27º jogador com mais jardas na carreira (11.888) e touchdowns (63).
Apesar de tudo isso, o tempo de Jason Witten como jogador parece estar próximo do fim. Seus números vêm caindo conforme sua idade vai aumentando. Até quando será que ele consiguirá jogar em alto nível?
No elenco atual, o Cowboys tem quatro opções: Gavin Escobar, James Hanna, Geoff Swain e Rico Gathers.
Escobar veio como uma escolha de segundo rodada no Draft de 2013 e após um primeiro ano promissor, desapareceu em 2015 e 2016. Além disso é free agent e não deve retornar ao Cowboys.
James Hanna passou a última temporada machucado, mas, assim como Geoff Swain, se destaca mais por seus bloqueios no jogo corrido.
Rico Gathers, o jogador de basquete de Baylor, foi uma escolha de final do draft em que se levou em conta suas habilidades físicas e que teve o ano de 2016 para que pudesse fazer a transição para a NFL (já que desde os tempos de colégio ele não jogava football), é uma incógnita, não sabemos o que ele pode entregar.
Depois de entendida as opções atuais, chegamos à conclusão que no elenco não temos um substituto a altura ou com potencial para assumir a condição de titular. Com isso, temos duas possíveis situações: o período de free agency e o draft.
A melhor solução para buscar os sucessor do futuro HoF é o draft, que além de te dar opções mais baratas que o free agency, dá a possibilidade de buscar um jogador talentoso, jovem e que possa ter um futuro dentro da franquia.
O Draft de 2017 terá porspects interessantes na posição de tight end como: O.J. Howard, Evan Engram, David Njoku e Gerald Evertt.
Sabendo de tudo isso, voltamos à pergunta do título: sim, chegou a hora de procurar um tight end com talento para daqui um ou dois anos assumir a condição de titular.