Seja para um calouro como Dak Prescott, ou para um veterano como Jason Witten, perder para Green Bay no último domingo causou o mesmo efeito.
“É uma sensação terrível”, disse Prescott.
A equipe dos Cowboys deixou as instalações do The Star, em Frisco, na segunda-feira (16), ainda digerindo o fim abrupto de uma temporada notável. O treinador principal do time, Jason Garrett, fez questão de salientar que 2016 já é passado.
“A única coisa que importa é o que faremos agora”, declarou.
O técnico ainda salientou que, mesmo a desclassificação sendo sofrida, a partida contra os Packers deveria ser observada como um aprendizado.
“A maior coisa que você precisa fazer é aprender com as suas experiências. Você tem que permitir que as decepções alimentem a chama que você acenderá para realizar as coisas em 2017.”
“Acho que todas as equipes da NFL iniciam a temporada com o intuito de vencer o Super Bowl. Se você não tem este objetivo, você provavelmente está no negócio errado. Há uma equipe que terá esta sensação [de vencer o Super Bowl]. As outras 31 equipes não terão este sentimento. Quase 2.000 jogadores não terão esta sensação. Cerca de 70 jogadores terão. Cerca de 20 treinadores sentirão isto e o resto, não. Neste momento da temporada, somos uma equipe que não terá seus sonhos e objetivos acontecendo este ano. Mas vamos aprender com a experiência e seremos melhores.”
Esta experiência dos Cowboys poderia remeter a mente de qualquer um à temporada de 1991, quando o America’s Team perdeu no divisional round, diante do Detroit Lions, e voltou a ganhar o Super Bowl em 1992, o primeiro ano de Garrett na franquia.
Mas esta história não se repetiu nas últimas três ocasiões em que o Dallas Cowboys foi aos playoffs (2007, 2009 e 2014), pois o time nem chegou às finais no ano seguinte.
Jason Witten, membro do time nessas três ocasiões citadas acima, elogiou o time atual e o seu compromisso em cada partida.
“Estou muito orgulhoso desses caras”, disse. “Eles jogaram duro. Muitos deles são jovens. Não é fácil entrar e jogar desta forma. Não é fácil de fazer.”
É provável que a lista desses jogadores mude. 21 jogadores serão free agents nesta próxima offseason, 20 deles irrestritos. A decisão de manter ou liberar cada um deles será tomada nas próximas semanas e meses.
O Dallas Cowboys de 2017 não será o mesmo que o Dallas Cowboys de 2016, mas a derrota que finalizou a temporada atual pode acrescentar ao grupo inteiro.
“Não será a mesma equipe”, disse Dak Prescott. “Não serão os mesmos homens e jogadores a retornarem juntos. Mas as pessoas que estarão lá, são como um bloco de construção. Vamos melhorar com isso. Isto nos tornará melhor.”