Poderíamos começar nosso quadro de estatísticas desta semana falando sobre uma quebra de tabu curiosa: o Baltimore Ravens, até antes da partida de domingo, era o único time em atividade na NFL invicto contra o Dallas Cowboys. Este dado, obviamente, foi quebrado.
Dito isto, quais os números que estão pulando em cada feed nas redes? Vamos a eles:
1. Ezekiel Elliott é o terceiro calouro a alcançar 1000+ jardas terrestres nos 10 primeiros jogos
Apesar do recorde de Eric Dickerson de mais jardas na temporada de calouro parecer difícil de bater (1.808, no ano de 1983), Zeke está mostrando que ele tem tudo para entrar na história da liga em seu primeiro ano como profissional. Ele é apenas o terceiro jogador a ultrapassar a barreira das 1000 jardas corridas como calouro em apenas 10 partidas. Além dele, apenas Eric Dickerson e Adrian Peterson conseguiram tal feito.
2. Dak Prescott é o primeiro calouro a lançar para 300+ jardas, 2+ TDs e 0 INTs em jogos consecutivos
Contra os Ravens, o novo quarterback dos Cowboys completou 27 passes das 36 tentativas, alcançando 301 jardas aéreas e passando para 3 TDs. Na semana anterior, foram 319 jardas e 2 touchdowns. Nas duas partidas, não foi interceptado uma única vez. Dak Prescott tem apenas 2 INTs na temporada, um número incrível não só para calouros, como para veteranos também. Levando em consideração apenas QBs com 200 tentativas de passe ou mais, apenas Brian Hoyer (200 att, 0 INT) e Tom Brady (206 att, 1 INT) teve menos interceptações. Percentualmente falando, apenas 0,6 % dos seus lançamentos resultaram em interceptação, a quarta melhor marca entre os QBs (para jogadores que tiveram uma média de 14 tentativas ou mais por jogo).
3. As nove vitórias consecutivas do Dallas Cowboys são um recorde da franquia
Até este ano, a franquia texana nunca havia ganhado consecutivamente 9 partidas. A melhor campanha neste sentido foi em 1977, quando o time conseguiu ganhar 8 vezes seguidas. Naquele ano os Cowboys começaram a temporada ganhando oito partidas, mas acabou perdendo duas na sequência. O time acabou ficando com um recorde de 12-2. Sob comando de Tom Landry na sideline e Roger Staubach dentro de campo, a equipe ainda contou com o running back calouro Tony Dorsett, que atingiu, na Semana 12, 200 jardas corridas em apenas um jogo. Dorsett ainda ganhou o prêmio de Calouro Ofensivo do Ano e o Dallas Cowboys ganhou o Super Bowl. Coincidência?
4. No segundo tempo, Dallas Cowboys teve apenas 3 campanhas, todas resultando em pontos
Os Cowboys foram efetivos e conseguiram controlar bem o relógio no segundo tempo contra Baltimore. O ataque de Dallas ficou em campo durante aproximadamente 20 minutos dos 30 possíveis. Duas campanhas resultaram em touchdowns e a última num field goal. Um detalhe interessante: os dois primeiros drives do segundo tempo começaram em posições desfavoráveis para os Cowboys, iniciando nas marcas de 8 e 12 jardas do próprio campo, respectivamente. Deixando os últimos dois quartos de lado, o primeiro tempo nos rendeu uma incrível campanha, quando o ataque cometeu duas faltas e iniciou o drive numa 1st-30 na marca de 28 jardas do próprio campo. A equipe conseguiu o first down e ainda anotou um TD.
5. Dak Prescott teve o maior número de passes completos da carreira
Foram 27 passes completados na partida por Dak. Seu melhor número no quesito até então havia sido na Semana 1, quando ele completou 25 passes. Os 27 lançamentos acertados o colocaram como o segundo QB a completar mais passes na rodada, perdendo apenas para Drew Brees, que completou 35 passes (a matéria foi escrita antes do Monday Night Football). Apesar do número expressivo, em termos de porcentagem de acertos, Dak teve apenas a sua terceira melhor partida do ano, já que os 75% dos acertos não foram melhores que na Semana 3 e 9, quando ele acertou, respectivamente, 79,2% e 77,8% dos passes. Seu rating de 127,2 é o segundo melhor da temporada.